São Paulo, Sábado, 18 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"O FANTASMA DO CIRCO"
Livro conta amor entre poeta e artista da lona

VALMIR SANTOS
free-lance para a Folha


A história de amor entre o poeta Fagundes Varela (1841-1875) e a exímia amazona Alice Guilhermina Luande, "incomparável em truques sobrenaturais e incríveis", costura o romance "O Fantasma do Circo", livro de Verônica Tamaoki que tem lançamento hoje no Sesc Vila Mariana, em São Paulo.
Editado por Massao Ohno e Robson Breviglieri, a obra agrega à ficção registros históricos de um século de circo no Brasil.
Alice foi sempre relegada a segundo plano pelos biógrafos do poeta, na condição de artista de circo. Ela estampa a capa do livro na foto de Pierre Verger, flagrada espiando o picadeiro pela coxia, um dos "pecados" de quem segue a tradição circense (nunca se deve olhar o colega pela fresta da cortina nos bastidores).
Por sua trajetória pessoal -abandonou o circo para casar com Varela, mas nunca mais foi feliz fora da lona-, Alice é considerada a "grande mãe do circo brasileiro".
A narrativa inclui outros personagens verdadeiros, como Benjamin de Oliveira, um dos primeiros palhaços negros do picadeiro, e Piolin (Albelardo Pinto), cuja história contaminou a antropofagia literária de Oswald de Andrade, também ele citado em "O Fantasma do Circo".
E ainda estão lá Mário de Andrade, Tarsila do Amaral, Lina e Pietro Maria Bardi, Jorge Amado e outros nomes da cultura nacional.
No início, Tamaoki, 41, queria escrever uma peça sobre o universo do circo, no qual atua desde fins da década de 70, quando matriculou-se na extinta Academia Piolin de Artes Circenses, em São Paulo. Foi lá que aprendeu o ofício de malabarista e equilibrista.
"Mas depois o texto foi se transformando, misturando referências autobiográficas com dados da minha pesquisa, até resultar no romance", explica.
Tamaoki também é autora de "Circo Nerino" (o qual existiu entre 1913-1964). O projeto ganhou um catálogo do Sesc São Paulo, dois anos atrás, e espera o bom senso de alguma editora para publicá-lo.



Livro: O Fantasma do Circo
Autora: Verônica Tamaoki
Edição: Massao Ohno e Robson Breviglieri
Lançamento: hoje, às 15h, no Sesc Vila Mariana (r. Pelotas, 141, tel. 0/xx/11/ 5080-3101)
Quanto: R$ 18 (179 págs.)


Texto Anterior: Coluna Joyce Pascowitch vira livro em "Fotossíntese"
Próximo Texto: Sociologia: Falta o sociólogo nas "Memórias" de Tragtenberg
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.