São Paulo, Sábado, 18 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO
Sete espetáculos alternativos serão encenados durante sete horas no Teatro de Arena Eugênio Kusnet
"OcupArena" faz "vigília" noite adentro

free-lance para a Folha


Depois de vir à luz no dia de Finados, o projeto "OcupArena" termina demonstrando que o teatro alternativo (ou experimental, ou...) dá sinais de vida longa. A prova de fôlego é a jornada teatral que acontece hoje, noite adentro, com sete espetáculos encenados durante cerca de sete horas.
O palco da "vigília" é o Teatro de Arena Eugênio Kusnet, na região central de São Paulo. Mais precisamente o seu térreo, transformado em espaço alternativo que abrigou temporadas semanais de peças a R$ 1,99.
Além do retrospecto, a noite reserva a estréia de "Voragem", uma "pocket leitura performática", como prefere o diretor César Ribeiro, da Cia. Cachorra. Trata-se da reunião de crônicas publicadas pelo escritor gaúcho Caio Fernando Abreu (1948-1996).
Em "O Anti-Shakespeare", que ocupa a última semana do Arena, o grupo Círculo de Comediantes e seu diretor, Marco Antonio Braz, seguem atualizando Nelson Rodrigues (1912-1980). Desta vez, o tema é a morte, dos mais recorrentes na obra do autor.
As demais peças de hoje são: "A Pricissão", texto e direção de Gero Camilo; "Primeiro Fausto", de Fernando Pessoa, com direção de Wolfgang Panneck; "Baudelaire -O Pai do Rock", texto e direção de Leo Lama; "Os Malefícios do Tabaco", de Anton Tchecov, com Paschoal da Conceição; e "Exercícios Para Padre e Banda Nº 1 Opus 1999", de Marquês de Sade, com direção de Marcelo Marcus Fonseca.
"Esta noite especial prova que o que está moribundo é o sistema de produção cultural, os órgãos governamentais, as leis vagabundas de incentivo, mas não a gente de teatro, que toma atitude para fazer alguma coisa", desabafa Fonseca, 28, idealizador do projeto. (VALMIR SANTOS)


Texto Anterior: Sociologia: Falta o sociólogo nas "Memórias" de Tragtenberg
Próximo Texto: Confira os espetáculos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.