São Paulo, terça-feira, 18 de dezembro de 2001

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O império contra-ataca

Rede Globo arma estratégia inédita para disputar com "Casa dos Artistas 2", do SBT

CLÁUDIA CROITOR
LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Ainda de ressaca com o final de "Casa dos Artistas", que acabou anteontem com recorde de audiência para o SBT, a equipe de produção já se prepara para uma guerra muito mais "profissional": a disputa entre a segunda versão do programa e "Big Brother Brasil", o "reality show" da Globo.
As atrações devem estrear em janeiro e ser o principal investimento para a mudança da programação em 2002. "Big Brother" e "Casa 2" podem ter a mesma duração, aproximadamente 90 dias, e ser exibidos por volta das 21h, simultaneamente.
Depois de sofrer derrotas históricas no Ibope e na Justiça, a Globo determinou que os preparativos para "Big Brother" são prioridade zero. E o "reality show" ganhou um reforço extra após ter perdido o impacto do ineditismo com "Casa dos Artistas".
Numa operação inédita, o programa envolverá transmissão via TV (melhores momentos na aberta e 24 horas na paga, provavelmente a Sky), rádio e internet, além de contar com colunas nos jornais das Organizações Globo.
Na TV, haverá uma edição diária, que deve ir ao ar após a novela das oito de segunda a sábado e depois do "Fantástico" aos domingos. A emissora também planeja flashes durante a programação, com transmissão ao vivo da casa e entrevistas com parentes e amigos dos participantes.
A equipe de jornalismo terá de produzir reportagens sobre o tema. Um "Globo Repórter" sobre voyerismo e os "reality shows" já está sendo planejado para ir ao ar antes da estréia de "Big Brother". Atrações como "Domingão do Faustão", "Mais Você" e "Caldeirão do Huck" irão promover a atração.
CBN e rádio Globo devem ter uma edição diária do programa além de flashes durante a programação e debates com psicólogos.
Outra aposta da Globo é a própria casa, que está sendo construída no Projac, conglomerados de estúdios da emissora no Rio. Tudo está sendo feito com base no modelo do "Big Brother" original, criado pela empresa holandesa Endemol, cujos direitos de produção foram comprados pela Globo em agosto.
O anônimo vencedor do programa da Globo leva para casa algo em torno de R$ 500 mil (o prêmio de "Casa" foi de R$ 300 mil).
O público pode se inscrever via carta ou internet, mas a Folha apurou que dificilmente a produção selecionará participantes entre os mais de 290 mil já inscritos até ontem. O "elenco" está sendo escolhido por produtores do programa em academias e escolas.
No SBT, como não poderia deixar de ser, nada é mais importante que a nova edição de "Casa dos Artistas". Se a primeira foi lançada às pressas, para pegar a Globo de surpresa e evitar problemas jurídicos antes da estréia, "Casa 2" será consequência de um planejamento bem mais requintado.
O departamento comercial já começa a fechar contratos de patrocínio. O jurídico continua se armando para eventuais problemas na Justiça, já que Globo e Endemol tentam provar que "Casa" é plágio de "Big Brother".
Além disso, está no forno do SBT um CD com a trilha sonora para "Casa dos Artistas 2". A emissora já tinha planos de lançar um disco do primeiro. Acabou desistindo porque as músicas teriam de ser negociadas com as gravadoras com antecedência, e Silvio Santos não queria muita gente envolvida no processo, para evitar vazamento de informação.
A transmissão 24 horas pela DirecTV, que também foi negociada a toque de caixa na primeira versão, será mais sofisticada em "Casa 2". Segundo Rogério Brandão, diretor de programação da operadora de TV paga, deve haver mais de um canal com o programa, o que dará ao telespectador a possibilidade de escolher as câmeras.
A locação, no Morumbi, apesar da briga com a vizinhança, deve ser mantida, como foi anunciado por Silvio Santos há duas semanas, já que o SBT conseguiu uma liminar para garantir a produção do programa no local. A decoração, no entanto, será alterada.
O "elenco", um dos principais segredos do sucesso do programa, também já começa a ser escalado. Além do "feeling" de Silvio Santos e das sugestões da produção, dessa vez o público pôde, via internet, sugerir nomes para a "Casa dos Artistas 2". As modelos Ellen Rocche e Suzana Alves, a Tiazinha, e um dos gêmeos Flávio e Gustavo, do "Superpositivo" (Bandeirantes) são nomes quase certos. Afinal, guerra é guerra.


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