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O império contra-ataca
Rede Globo arma estratégia inédita para disputar com "Casa dos Artistas 2", do SBT
CLÁUDIA CROITOR
LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL
Ainda de ressaca com o final de
"Casa dos Artistas", que acabou
anteontem com recorde de audiência para o SBT, a equipe de
produção já se prepara para uma
guerra muito mais "profissional":
a disputa entre a segunda versão
do programa e "Big Brother Brasil", o "reality show" da Globo.
As atrações devem estrear em
janeiro e ser o principal investimento para a mudança da programação em 2002. "Big Brother"
e "Casa 2" podem ter a mesma
duração, aproximadamente 90
dias, e ser exibidos por volta das
21h, simultaneamente.
Depois de sofrer derrotas históricas no Ibope e na Justiça, a Globo determinou que os preparativos para "Big Brother" são prioridade zero. E o "reality show" ganhou um reforço extra após ter
perdido o impacto do ineditismo
com "Casa dos Artistas".
Numa operação inédita, o programa envolverá transmissão via
TV (melhores momentos na
aberta e 24 horas na paga, provavelmente a Sky), rádio e internet,
além de contar com colunas nos
jornais das Organizações Globo.
Na TV, haverá uma edição diária, que deve ir ao ar após a novela
das oito de segunda a sábado e depois do "Fantástico" aos domingos. A emissora também planeja
flashes durante a programação,
com transmissão ao vivo da casa e
entrevistas com parentes e amigos dos participantes.
A equipe de jornalismo terá de
produzir reportagens sobre o tema. Um "Globo Repórter" sobre
voyerismo e os "reality shows" já
está sendo planejado para ir ao ar
antes da estréia de "Big Brother".
Atrações como "Domingão do
Faustão", "Mais Você" e "Caldeirão do Huck" irão promover a
atração.
CBN e rádio Globo devem ter
uma edição diária do programa
além de flashes durante a programação e debates com psicólogos.
Outra aposta da Globo é a própria casa, que está sendo construída no Projac, conglomerados de
estúdios da emissora no Rio. Tudo está sendo feito com base no
modelo do "Big Brother" original,
criado pela empresa holandesa
Endemol, cujos direitos de produção foram comprados pela
Globo em agosto.
O anônimo vencedor do programa da Globo leva para casa algo em torno de R$ 500 mil (o prêmio de "Casa" foi de R$ 300 mil).
O público pode se inscrever via
carta ou internet, mas a Folha
apurou que dificilmente a produção selecionará participantes entre os mais de 290 mil já inscritos
até ontem. O "elenco" está sendo
escolhido por produtores do programa em academias e escolas.
No SBT, como não poderia deixar de ser, nada é mais importante que a nova edição de "Casa dos
Artistas". Se a primeira foi lançada às pressas, para pegar a Globo
de surpresa e evitar problemas jurídicos antes da estréia, "Casa 2"
será consequência de um planejamento bem mais requintado.
O departamento comercial já
começa a fechar contratos de patrocínio. O jurídico continua se
armando para eventuais problemas na Justiça, já que Globo e Endemol tentam provar que "Casa"
é plágio de "Big Brother".
Além disso, está no forno do
SBT um CD com a trilha sonora
para "Casa dos Artistas 2". A
emissora já tinha planos de lançar
um disco do primeiro. Acabou
desistindo porque as músicas teriam de ser negociadas com as
gravadoras com antecedência, e
Silvio Santos não queria muita
gente envolvida no processo, para
evitar vazamento de informação.
A transmissão 24 horas pela DirecTV, que também foi negociada
a toque de caixa na primeira versão, será mais sofisticada em "Casa 2". Segundo Rogério Brandão,
diretor de programação da operadora de TV paga, deve haver mais
de um canal com o programa, o
que dará ao telespectador a possibilidade de escolher as câmeras.
A locação, no Morumbi, apesar
da briga com a vizinhança, deve
ser mantida, como foi anunciado
por Silvio Santos há duas semanas, já que o SBT conseguiu uma
liminar para garantir a produção
do programa no local. A decoração, no entanto, será alterada.
O "elenco", um dos principais
segredos do sucesso do programa, também já começa a ser escalado. Além do "feeling" de Silvio
Santos e das sugestões da produção, dessa vez o público pôde, via
internet, sugerir nomes para a
"Casa dos Artistas 2". As modelos
Ellen Rocche e Suzana Alves, a
Tiazinha, e um dos gêmeos Flávio
e Gustavo, do "Superpositivo"
(Bandeirantes) são nomes quase
certos. Afinal, guerra é guerra.
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