São Paulo, domingo, 18 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DEBATE

Escritor responderá aos entrevistadores e à platéia

Ferreira Gullar é convidado em sabatina promovida pela Folha

DA REPORTAGEM LOCAL

A décima sabatina promovida pela Folha neste ano acontece no dia 21, quarta-feira, com o poeta Ferreira Gullar como entrevistado. O evento começa às 15h.
Nascido e criado em São Luís, no Maranhão, José Ribamar Ferreira, 75, publicou seu primeiro livro de poemas, "Um Pouco Acima do Chão", em 1949. Pouco depois, em 1951, o escritor mudou-se para o Rio de Janeiro, onde passou a exercer atividades como jornalista, crítico de arte e professor.
Entre suas obras, destacam-se "A Luta Corporal" (1954), de poesias, considerado importante por ter rompido com o verso linear, e "Poema Sujo", publicado em 1976 e escrito em Buenos Aires, onde Gullar esteve exilado durante parte da ditadura militar.
Em 1959, ele formulou o "Manifesto Neoconcreto", assinado também por Lygia Pape, Lygia Clark, Theon Spanudis, Franz Weissmann, Reynaldo Jardim e Amilcar de Castro.
Integrante do Partido Comunista Brasileiro (PCB), Ferreira Gullar partiu para o exílio em 1971 e retornou ao Brasil somente seis anos depois, em 1977. Preso em seguida, foi interrogado por 72 horas no Departamento de Ordem Política e Social (Dops).
Gullar também escreveu peças teatrais e recebeu diversos prêmios, como o Molière (1985) e o Machado de Assis (2005).
Atualmente, o escritor é colunista da Folha e apresentador do programa "Gerações", na STV.

O evento
Durante duas horas, Ferreira Gullar responderá a perguntas feitas por quatro entrevistadores e também as enviadas pela platéia.
O evento, realizado no Teatro Folha, é exclusivo a assinantes da Folha. Para participar, os interessados podem se inscrever pelo telefone 0/xx/11/3224-3473, de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h30 e das 14h às 18h.
As inscrições também podem ser feitas pelo e-mail eventofolha@folhasp.com.br.
É preciso informar nome completo, RG, telefone e código de assinante. As vagas são limitadas.
Antes de Gullar, participaram das sabatinas realizadas pela Folha o ator Paulo Autran, o vice-presidente da República, José Alencar, o médico e colunista da Folha Drauzio Varella, o ex-presidente da Câmara Severino Cavalcanti, o ministro da Cultura, Gilberto Gil, o físico Marcelo Gleiser, o escritor anglo-indiano Salman Rushdie, o ex-presidente interino do PT, Tarso Genro, e o deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ).


Texto Anterior: Televisão: Maria perde as cores e ganha a palavra
Próximo Texto: Novelas da semana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.