São Paulo, terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Explosão de boate não garante fim do processo contra "Duas Caras"

Pole dance será em academia comportada, mas ministério avalia cenas anteriores

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

A decisão da Globo de explodir a uisqueria de "Duas Caras", onde a personagem de Flávia Alessandra faz a pole dance (dança do poste), não livrará automaticamente a novela do processo de reclassificação que corre no Ministério da Justiça.
As cenas em que a atriz aparece quase sem roupa dançando em torno de uma barra vertical levaram o governo a ameaçar elevar a classificação de "Duas Caras" de 12 para 14 anos. Com isso, a novela teria de ser exibida das 21h em diante, o que não acontece em Estados com fusos horários diferentes do de Brasília. A partir de 9 de janeiro, as emissoras serão obrigadas por lei a respeitar as diferenças de fuso do país.
Na sexta-feira, foi gravada a cena em que a uisqueria é destruída por uma explosão. Em seu blog, o autor Aguinaldo Silva afirma que criará um suspense em torno de quem é o responsável pela explosão, que também irá perseguir as dançarinas. Após a explosão, surgirão na porta as palavras "sufocador da piranhas". A personagem de Flávia Alessandra irá ensinar pole dance em academias de ginástica comportadas.

Compromisso
Na semana passada, um representante da Globo falou sobre "Duas Caras" com o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Jr. A ele está ligado o departamento de classificação de programação do ministério. Na sexta, a emissora enviou à pasta resposta ao processo de reclassificação. No texto, prometeu se adequar à classificação atual (12 anos), sem detalhar o que seria mudado.
Ontem, o MJ informou que a explosão da uisqueria não tem o poder de encerrar o processo. A decisão, a ser tomada pelos classificadores entre hoje e amanhã, deve se basear em cenas já exibidas e não em futuras (a explosão vai ao ar nesta quinta). Há, contudo, a chance de o processo ser arquivado graças a um acordo entre a Globo e o governo. Mas, para uma corrente do ministério, isso desmoralizaria a portaria de classificação.
Pelas novas regras, a emissora classifica o programa (foi a Globo que estipulou 12 anos para "Duas Caras"), e o MJ pode reclassificar se observar algo inadequado. O caso "dança do poste" é visto como um exemplo prático para a população de como as novas regras podem (ou não) ser eficientes.


Texto Anterior: Foco: Vinicius de Oliveira, ator de "Central do Brasil", começa "por baixo" como diretor
Próximo Texto: Gafe: Falha técnica do "Fantástico" já está na internet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.