São Paulo, sexta, 18 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA - ESTRÉIAS
Roubaram nossa idéia, diz Steve Jobs

CLAUDIO CASTILHO
em Los Angeles

Nos anos 60, Steve Jobs, tal como a maioria dos jovens de sua geração, acreditava na ideologia da paz e do amor e idolatrava Bob Dylan.
Hoje, aos 43 anos, o homem que revolucionou a indústria de computadores ao criar e depois ressuscitar as máquinas Apple, uma das empresas de que ele é dono, tem a sétima maior fortuna entre os homens de negócios mais poderosos do planeta, segundo lista publicada pela revista "Time", encabeçada por seu rival Bill Gates.
Além da Apple, Jobs tem outra empresa igualmente bem-sucedida, a Pixar Studios, produtora do mais novo sucesso cinematográfico de animação computadorizada, "Vida de Inseto", que entra em cartaz hoje, no Brasil.
A Pixar Studios, produtora de "Toy Story", compartilha com a parceira Disney o fato de serem as únicas na história a fazer longas de animação "blockbusters".
Jobs falou à Folha com orgulho do novo filme e não poupou ataques aos produtores de "Formiguinhaz", da DreamWorks, que, para ele, copiaram a idéia de produzir uma animação baseada na vida de insetos -a DreamWorks nega que sabia do projeto.

Folha - O que "Vida de Inseto" traz de novo em relação a "Toy Story"?
Steve Jobs -
Tivemos que desenvolver técnicas novas para que pudéssemos viabilizar o projeto de "Vida de Inseto". Os principais avanços ocorreram nas áreas de iluminação e textura. Neste filme, contamos com computadores dez vezes mais potentes do que os utilizados para fazer "Toy Story".
Folha - Qual é a principal vantagem da sociedade entre a Pixar e a Disney?
Jobs -
A principal delas é que somos os dois únicos estúdios que conseguiram até hoje fazer filmes de desenho animado por computador com resultados surpreendentes de bilheteria. Desde o primeiro momento que resolvemos buscar uma sociedade com outra empresa sabíamos que essa parceria teria que ser feita com a melhor existente no mercado. No caso, a melhor é a Disney.
Folha - Como é possível ser bem-sucedido com duas empresas tão diferentes?
Jobs -
Não as vejo como empresas totalmente diferentes. A maior diferença está no fato de que, entre os fabricantes de computadores, sempre haverá uma empresa líder no mercado. No caso da indústria cinematográfica, o público tem demonstrado que, se existem três filmes de qualidade em cartaz, as pessoas vão assistir aos três filmes. Se um filme é bom, ele não irá ajudar nem atrapalhar o desempenho de outras produções de qualidade.
Folha - O sucesso de "Formiguinhaz" jamais irá afetar os resultados de "Vida de Inseto"?
Jobs -
Não estou nem aí para "Formiguinhaz". O que me deixou furioso foi o fato de eles terem roubado a nossa idéia. Eles se apoderaram de uma idéia original da Disney. Quando Jeffrey Katzenberg deixou a Disney para fundar com Spielberg a DreamWorks, ele simplesmente levou a idéia com ele, mesmo sabendo que nós já estávamos com o projeto pronto para sair do papel. A verdade é que ninguém sai vitorioso por muito tempo à custa de idéias alheias.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.