São Paulo, Quarta-feira, 19 de Janeiro de 2000


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CINEMA
Evento Brazilian Night 2 acontece em comemoração aos 500 anos do país
Filmes brasileiros vão a Estocolmo

da Sucursal do Rio

A Suécia vai conhecer um pouco da umbanda e do misticismo brasileiro. Nos dias 21 e 22 de abril, comemorando os 500 anos do Brasil, será realizado em Estocolmo o evento Brazilian Night 2, que exibirá filmes brasileiros, entre eles o documentário "Santo Forte", de Eduardo Coutinho.
É a segunda vez que o evento acontece na capital sueca. A primeira foi em agosto do ano passado, quando foram exibidos cinco filmes brasileiros em uma noite. Este ano serão dez filmes divididos em duas noites.
A organizadora da Brazilian Night 2, Anna Karina de Carvalho, é uma brasileira ex-dona de locadora de vídeo que mora na Suécia desde 1995 e trabalha na organização do Festival de Estocolmo, que realiza cinco eventos importantes por ano, entre eles o Slamdance, versão européia do Sundance Festival.
"Quando vi que havia uma retomada da produção e filmes de qualidade, tive a idéia de trazer nosso cinema para cá e, quem sabe, facilitar sua distribuição na Europa."
No ano passado, Anna Karina fez tudo sem patrocínio, contando com a verba da bilheteria. Foram três sessões lotadas em um cinema tradicional, de 520 lugares, em Estocolmo.
A primeira edição do evento mostrou para a audiência sueca os filmes "Boleiros", "Socorro Nobre", "Traição", "O Trabalho dos Homens" e "Um Céu de Estrelas".
"Os escandinavos só lembravam do cinema novo. "Central do Brasil" abriu caminho ao ficar quase um ano em cartaz, sendo um dos mais assistidos filmes não comerciais por lá", conta.
Este ano, além de "Santo", a principal atração, Anna Karina pretende apresentar, entre outros, "Nós Que Aqui Estamos por Vós Esperamos", "Gêmeas", "O Primeiro Dia", "Castelo Rá-Tim-Bum", "Através da Janela" e "Hans Staden".
A Brazilian Night 2 não ficará só na Suécia. Este ano, a mostra deve ser itinerante e deverá ir para Noruega, Finlândia e Dinamarca. Para garantir essa parte do evento ela busca patrocínio de cerca de US$ 50 mil entre empresas escandinavas que têm sede no Brasil -como Scania, Electrolux e Volvo, por exemplo. E diz que fará os escandinavos dançarem. "Na segunda noite, faremos uma festa de encerramento com todo mundo de branco e samba, capoeira e um terreiro de umbanda", promete. (ALEXANDRE MARON)


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