São Paulo, Quarta-feira, 19 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOTOGRAFIA
Gal Oppido retratou a cidade na virada do século em "São Paulo 2000"
Livro mostra fotogenia da capital

ANA MARIA GUARIGLIA
free-lance para a Folha


O fotógrafo Gal Oppido lançará hoje o livro "São Paulo 2000", com imagens e textos sobre a cidade, mostrando que ela é uma caixinha de surpresas visuais.
Oppido fotografou paisagens que são surpreendentes mesmo para os paulistanos que residem na cidade.
Como a vista das árvores bucólicas do parque da Luz, no centrão da cidade, pouco conhecida pela população, que vive receosa de ser assaltada pelos trombadinhas.
Oppido também registrou a pequena ilha da Formiga, localizada na represa de Guarapiranga. Ela foi planejada pela antiga Light, no início do século 20, como parte do sistema de regularização da vazão dos rios Pinheiros e Tietê para geração de energia.
Desde a década de 1920, a represa de Guarapiranga serve também ao abastecimento de água da cidade.
Como curiosidade, há registros dos desenhos grafitados, observados em várias partes da cidade. Apesar da transitoriedade, eles já criaram uma estética pictórica e celebrizaram artistas como Alex Vallauri e uma comunidade de artistas de ruas.
A obra funciona como um retrato urbano, que demarca a ocupação a partir de seus vários pontos de acesso e interligação.

Comemoração
Em seus 446 anos, que serão completados na próxima semana, a capital paulista mostra ser fotogênica sob todos os ângulos. O que mudou ao longo dos anos foi sua passagem de vila a uma megalópole.
O livro é o terceiro da série "Imagens e Construção" e apresenta textos da arquiteta e restauradora Helena Saia, do filósofo e professor do departamento de Teologia da PUC-SP Mario Sergio Cortella, do jornalista Irineu Franco Perpétuo, colaborador da Folha e do fotógrafo e autor da coletânea, Gal Oppido.
Amanhã, na estação Sé do metrô, será inaugurada a mostra com o mesmo título da obra, com fotos que sintetizam o tema.
A exposição permanece aberta para visitação do público até o dia 28 de fevereiro.


Livro: São Paulo 2000 Lançamento: hoje, às 18h30 Onde: livraria Cultura (av. Paulista, 2.073, tel. 0/xx/11/285-4033) Edição: São Paulo ImagemData Quanto: R$ 53 (240 págs.) Patrocínio: Intermédica Sistema de Saúde

Texto Anterior: Artes: São Paulo descobre Renoir na gaveta
Próximo Texto: Cinema: Filmes brasileiros vão a Estocolmo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.