São Paulo, sábado, 19 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TIAGO MATA MACHADO
CRÍTICO DA FOLHA

Uma Cilada para Roger Rabbit
SBT, 15h30.

(Who Framed Roger Rabbit). EUA, 1988, 103 min. Direção: Robert Zemeckis. Com Bob Hoskins, Christopher Lloyd, Kathleen Turner, Amy Irving. Uma paródia dos filmes noir que traz personagens de desenho animado contracenando com seres humanos. Roger Rabbit é o astro de desenho animado que, na Hollywood dos anos 40, entra em crise depois de descobrir a infidelidade da mulher, a voluptuosa Jessica.

Michael - Anjo e Sedutor
SBT, 17h30.

(Michael). EUA, 1996. Direção: Nora Ephron. Com John Travolta, Andie MacDowell, William Hurt, Bob Hoskins. Um jornalista cético, uma mulher (MacDowell) e amigo são enviados a uma cidade do interior para investigar a suposta aparição de um arcanjo, o tal Michael (Travolta).

Love Story, uma História de Amor
Bandeirantes, 20h30.

(Love Story). EUA, 1970, 99 min. Direção: Arthur Hiller. Com Ryan O'Neal, Ali Macgraw, Ray Milland. O'Neal é o estudante de direito que encontra a mulher de sua vida (Macgraw) e com ela se casa sem o consentimento dos pais. O feliz matrimônio acaba ameaçado por uma doença fatal.

Os Alunos do Sr. Griffith
Record, 22h45.

(Killing Mr. Griffith). EUA, 1997. Direção: Jack Bender. Com Jay Thomas, Amy Jo Johnson, Mario Lopez. Uma produção televisiva que narra a história de uma turma de colégio obrigada a encontrar o verdadeiro assassino de um professor para não ser responsabilizada pelo crime.

Uma Noite Alucinante - A Morte do Demônio
Bandeirantes, 0h.

(The Evil Dead). EUA, 1982, 85 min. Direção: Sam Raimi. Com Bruce Campbell, Betsy Baker. Raimi dá aqui sequência à série iniciada em "A Morte do Demônio". Ao ouvir, em uma misteriosa cabana, as palavras gravadas por um pesquisador, cinco jovens liberam ancestrais forças demoníacas.

Evita
SBT, 1h30.

(Evita). EUA, 1996, 134 min. Direção: Alan Parker. Com Madonna, Antonio Banderas, Jonathan Pryce. A programação do longa-metragem acompanha o recrudescimento do peronismo na Argentina. Tão antiquado quanto este é essa adaptação do musical da Broadway de 1978. Madonna é a heroína que começou como atriz de filmes B para acabar coroada pela população argentina como um verdadeiro fenômeno político do país.

Arte da Sedução
Bandeirantes, 2h.
 
(Teach me). EUA, 1997, 87 min. Direção: Gary Delfiner. Com Raasa Leela Shields, Greg Provance. Uma escritora de contos eróticos decide ajudar um casal em crise conjugal.

A Grande Decisão
SBT, 3h45.

(Flying Blind). EUA, 1989. Direção: Richard Panebiano, Emily Longstreth. Filme obscuro que narra a história de um jovem da Filadélfia dos anos 60, que, prestes a ser convocado para a guerra do Vietnã, enturma-se com uma galerinha da pesada.

Mulher Maravilha
SBT, 4h30.
 
(Wonder Woman). EUA, 1974. Direção: Vincent McEveety. Com Cathy Lee Crosby, Kaz Garas. Versão televisiva da história da heroína ianque. Inteligente, amorosa e cheirosa, Diane (Crosby) é escolhida para uma missão especial do serviço de inteligência americano.

A Garota Sapeca
SBT, 6h.
 
(You Ruined My Life). EUA, 1987. Direção: David Aswell. Com Paul Reiser, Mimi Rogers, Allen Garfield. Como a sobrinha inteligente teima em ser expulsa de vários colégios, um tio excêntrico, dono de um cassino, decide contratar um professor que lhe deve dinheiro para tutelar a garota.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILME

A nova fase do cinema americano

Nos anos 50 do macarthismo, os cineastas americanos já se debruçavam sobre a perversão do "american way of life", mas de forma metafórica. Em "Delírio de Loucura", de Nicholas Ray, por exemplo, James Mason só percebia a hipocrisia da perfeita felicidade familiar dos anos dourados a partir do momento em que se tornava um viciado em cortisona. Atualmente, a perversão já não precisa ser recalcada ou metaforizada. Jovens diretores como Todd Solondz ("Felicidade") e Harmony Korinne ("Gummo") são os precoces autores de uma nova fase: a do cinema-verdade da patologia ianque. "Beleza Americana" (Telecine Premium, 17h15) foi o filme que representou a institucionalização de tal tendência em Hollywood. (TIAGO MATA MACHADO)

AVENTURA

PSN estréia seu programa de esportes radicais
A partir de hoje, às 19h30, há mais um espaço na TV paga dedicado aos esportes radicais: "X-Terra", do canal PSN. A atração promete trazer entrevistas e reportagens sobre a preparação de competidores, riscos e desafios de modalidades como rafting, mountain bike, asa-delta, parapente, rapel e escalada livre, entre outros.

LITERATURA

GNT apresenta biografia de Jorge Amado
A série "Grandes Nomes" (GNT, 21h) relembra a história do escritor baiano, morto em agosto do ano passado. O especial acompanha Jorge Amado desde seu nascimento em uma fazenda produtora de cacau, no ano de 1912, passa por sua estréia na literatura e chega ao período da consagração internacional.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Zé Serra no Planalto! Dengue para Todos!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.