São Paulo, sábado, 19 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Autor inspira documentário e longa de ficção

SILVANA ARANTES
DA REPORTAGEM LOCAL

No próximo sábado, o cineasta Paulo Thiago pré-estréia na cidade mineira de Tiradentes o documentário "O Poeta de Sete Faces", que aborda aspectos da vida e da trajetória literária de Carlos Drummond de Andrade.
Seu lançamento oficial está previsto para maio, o mês dos "dias lindos". Em outubro, quando se cumpre o centenário do poeta, Thiago pretende lançar "O Vestido", longa adaptado do poema homônimo de Drummond, que filmou ano passado e está em montagem.
Para desenvolver o argumento a partir do fio de história proposto pelo poema -uma mulher narra para as filhas a avalanche de sentimentos que marcaram o ocaso do romance com o marido, envolvido numa relação com outra mulher-, o diretor convidou o escritor Carlos Herculano Lopes. Lopes lançará, em formato de romance e com o mesmo título, o resultado do trabalho.
Thiago, 56, diz que a idéia dessa adaptação o apaixona há muitos anos. "Nos meus tempos de colégio, se ensinava poesia apenas até os simbolistas. Ao descobrir Drummond, achei extraordinária a possibilidade de a poesia ser uma revelação da vida, falar das angústias."
Em "O Vestido" o diretor vê a possibilidade de realizar um "melodrama mineiro, gênero que tem uma grande matriz em "Ganga Bruta", de Humberto Mauro".
O elenco central tem Ana Beatriz Nogueira, Gabriela Duarte e Leonardo Vieira.
"O grande risco de um filme é quando você o faz. Depois de pronto, não tem mais solução. Ou é bom ou popular ou agrada ou desagrada", diz o diretor.


Texto Anterior: Mundo, mundo, vasto mundo
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.