São Paulo, quarta-feira, 19 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

18ª SP FASHION WEEK

Evento começa hoje, pela primeira vez na história com 7.000 ingressos à venda

Inverno 2005 leva ferveção e cultura de moda à Bienal

ERIKA PALOMINO
COLUNISTA DA FOLHA

A São Paulo Fashion Week que começa hoje se pretende revolucionária. Pela primeira vez, um evento de moda no mundo permite a compra de ingressos para suas dependências. Ainda que esses tíquetes não dêem acesso às salas de desfile em si, permitem que as chamadas "pessoas comuns" circulem junto aos empertigados fashionistas nos corredores da Bienal.
Os ingressos podem ser adquiridos por meio da mostra de 80 filmes e documentários "Olhares do Brasil", que acontece no Porão das Artes (no subsolo do prédio). Mas, caso o visitante não queira ver filme nenhum, sem problema. Pagou, entrou. As entradas estão à venda antecipadamente via Ticketmaster ou no local.
O visitante recebe uma senha, e o ingresso está sujeito à disponibilidade por sessão. Serão vendidos mil convites por dia. A renda será destinada aos projetos Ofício Moda, da ONG Estrela Nova, e Cinema e Vídeo Brasileiro nas Escolas, da ONG Ação Educativa.
É possível passar o dia por lá, zanzando. Há telões transmitindo o que acontece na passarela e muita ferveção à volta. O interior do prédio da fundação está transformado numa megaexibição virtual, uma "grande instalação panorâmica" criada pelo designer gráfico Muti Randolph.
As paredes recebem projeções de até 50 metros de largura, com obras de 27 artistas, entre fotógrafos, ilustradores e cineastas, de nomes da moda como Gui Paganini e Daniel Klajmic, até Pierre Verger e Mario Cravo Neto. As imagens tratam da formação da cultura brasileira, já que o tema desta edição do evento é "Brasil, o que Inspira; Brasil que Inspira". "Queremos repensar a moda como reflexo da cultura, estéticas e misturas que formam o caldeirão brasileiro", diz Paulo Borges, diretor do evento.
A abordagem é revolucionária porque abre as portas de um tipo de evento que é, em sua natureza, exclusivista. Conforme foram concebidas originalmente em Paris, passando a acontecer depois em Milão, Londres e Nova York (e espalhando-se como coqueluche pelo planeta), as semanas de moda são eventos destinados aos profissionais deste setor: editores de moda, jornalistas, diretores de revistas e jornais, produtores, fotógrafos, diretores de arte, compradores e assim por diante.
Em Paris, há desfiles extremamente importantes que chegam a acontecer apenas para 200 ou 150 convidados, escolhidos em termos de hierarquia global. É impossível, ainda, entrar nas sedes desses eventos, a menos que a criatura tenha sido convidada pela própria marca.
No Brasil, desde o início de seu calendário, há quase dez anos, sempre foi comum a presença de convidados que nada têm a ver com a moda: estão ali pela festa, por curiosidade, para ter assunto e fazer parte. A questão é que eventos de moda como a São Paulo Fashion Week passaram a fazer parte da vida cultural da cidade e do país, transcendendo seu DNA original. Pior para os puristas. Formar uma cultura de moda num país com essas dimensões (sociais e geográficas) exige mesmo um tratamento de massa. No total, esta edição da São Paulo Fashion Week espera receber 105 mil pessoas, durante sete dias.
Indo na contramão dessa idéia, entretanto, o estilista Ricardo Almeida, que abre o evento hoje, às 14h15, garante que não convidou nem um VIPzinho sequer. Criador exclusivo de moda masculina, e famoso pelos ternos feitos para o presidente Lula, ele diz que não vai deixar entrar nem câmeras de TV. "O evento está mais maduro agora, já dá para falar só de roupa", diz o estilista.


SÃO PAULO FASHION WEEK INVERNO 2005. Quando: de hoje a 25 de jan., diariamente, das 10h às 22h. Onde: prédio da Bienal (pq. Ibirapuera, portão 3, SP). Mostra Olhares do Brasil (programação com 80 documentários) só pelo Porão das Artes (subsolo do prédio), com venda antecipada pelo serviço Ticketmaster (tel. 0/xx/11/6846-6000) ou www.ticketmaster.com.br. Quanto: R$ 30 e R$ 15 para estudantes com carteirinha.


Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Ronaldo Fraga se inspira em Drummond
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.