São Paulo, quarta-feira, 19 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banda paródica americana faz mistura entre Beatles e Metallica

RODRIGO LARIÚ
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Quando a música começa a tocar, você logo identifica como "A Hard Day's Night", dos Beatles. Mas quem está cantando? A voz lembra muito James Hetfield... Metallica fazendo cover de Beatles? Não, trata-se de Beatallica, banda norte-americana criada em 2001 que toca músicas dos Beatles como se fosse o Metallica.
Jaymz Lennfield (35, nascido Michael Tierney) e Krk Hammetson (33, nascido Michael Brandenburg) montaram o Beatallica em 2001 para participar do festival de bandas-paródias Spoof Fest. No meio do set de covers do Metallica, incluíram uma "composição própria". A música "For Horsemen" era uma mistura de "The Four Horsemen" (Metallica do disco "Kill'em All") e "For No One" (Beatles de "Revolver").
O que era para ser diversão sem compromisso virou coisa séria quando alguém gravou a música acima e a colocou na internet. Os pedidos por mais músicas fizeram com que Krk e Jaymz gravassem outras seis músicas e disponibilizassem na internet o EP "A Garage Dayz Night" em 2003.
Nessa nova fornada estavam "The Thing that Should Not Let It Be", "And Justice for All My Loving" e a hilariante "Sgt. Hetfield's Motorbreath Pub Band". Apesar da paródia, Jaymz faz questão de deixar claro seu respeito pelas duas bandas: "Beatles e Metallica são as minhas maiores influências, e a última coisa que eu faria é avacalhar com a imagem deles".
As músicas do Beatallica só existem na internet. Elas podem ser baixadas do site deles (www.beatallica.org) gratuitamente. Jaymz explica que, por não vender música, jamais teve problemas com as gravadoras de Beatles e Metallica. "James, Lars e Kirk do Metallica já ouviram nossas versões e aprovaram", orgulha-se Jaymz. No site do Beatallica estão frases creditadas a James Hetfield e Kirk Hammett elogiando o trabalho da banda. E do lado dos Beatles? "Ainda não sabemos se Ringo e Paul McCartney já ouviram as músicas, mas acho que eles não têm tempo para isso", explica Jaymz.
Krk e Jaymz não montaram o Beatallica para castigar o Metallica -que, anos atrás, esteve envolvido num processo contra os criadores do Napster. "O Beatallica não é uma criação política. Nós montamos a banda por diversão", explica Jaymz.
O gerenciador do site do grupo, David Dixon, acha que o Beatallica prova que uma banda é viável mesmo sem vender música. "Nós lançamos o "Gray Album" no mundo inteiro, até na Antártida."
Em 2004, a banda lançou seu primeiro "disco completo", intitulado "Beatallica" e apelidado de "Gray Album". O disco traz oito músicas, como "Blackened in the USSR", incluindo uma épica "Hey Dude" que começa com a mesma frase de guitarra até o barulho de uma lata de cerveja interromper a música e Jaymz começar a cantar em inglês: "Hey dude / a verdade não é triste / pegue uma música thrash e a faça melhor / lembre-se! que metal está no seu coração".


Texto Anterior: Em novo disco, trompetista troca de pele
Próximo Texto: Memória: Rio dá adeus a Bezerra da Silva
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.