São Paulo, quarta-feira, 19 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Demolido, Bela Vista deu lugar a espaço atual

DA REDAÇÃO

As origens do que hoje é o teatro da rua Rui Barbosa remontam aos anos 50. Inevitavelmente, ao revisitar essa história, há que se buscar a memória de uma de suas fundadoras, a atriz Nydia Licia, 78, mulher de Sérgio Cardoso.
A vontade de fundar uma companhia passava pela necessidade de ter um teatro próprio. Em 1954, descobriram em estado de abandono o Cine Teatro Spéria, todo construído com estruturas pré-fabricadas em aço, vindas da Alemanha. O espaço foi alugado, reformado e transformado no teatro Bela Vista, inaugurado em 1956, com "Hamlet", dirigido e interpretado por Sérgio Cardoso. Nydia Licia fez o papel de rainha.
"Os donos pediram de volta. Queriam vender, mas eu não tinha condição de comprar", conta Licia. "Para mim foi horrível, porque era a minha casa, mas não dava mais. Tudo tem a sua época."
Pelo palco do teatro, devolvido aos donos em 1970, passaram nomes como Tônia Carrero, Paulo Autran e Baden Powell. Apesar dos protestos, o Bela Vista foi demolido. "Nossa idéia era manter o teatro como estava. O governo decidiu derrubar e construir o Sérgio Cardoso", conta Licia. "Acharam que estava em mau estado. Gente que não é de teatro sempre acha que a coisa é complicada. Nós não, a gente se vira."
Um novo teatro, construído na área desapropriada, foi inaugurado em 1980. "É sempre bom ter um teatro grande, mas para mim o outro era mais importante. É uma coisa muito sentimental", diz Licia. (JF)


Texto Anterior: Teatro: Após obra, Sérgio Cardoso é reaberto
Próximo Texto: Ano do Brasil: Gil quer dar tom didático para ações na França
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.