São Paulo, quinta-feira, 19 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Andrucha não se arrepende de recusar "2 Filhos"

DA REPORTAGEM LOCAL

O cineasta Andrucha Waddington poderia ter dirigido "2 Filhos de Francisco", o maior público do cinema brasileiro em 25 anos (5,3 milhões). Mas não quis.
Waddington preferiu seguir com o filme "Casa de Areia", que já estava em andamento. Estrelado por Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, "Casa de Areia" é um sucesso de crítica e será exibido no Festival de Sundance neste mês e no de Berlim em fevereiro.
Mas, na bilheteria de 2005, "Casa de Areia" não ultrapassou 200 mil espectadores. Waddington diz não se arrepender de sua decisão.
"Fiquei feliz pelo Breno. E a Conspiração [produtora carioca de ambos os diretores] finalmente conseguiu fazer um grande sucesso", afirma Waddington.
De fato, a Conspiração vinha de uma seqüência de apostas de grande sucesso não-confirmadas, como o filme do Casseta & Planeta, "A Taça do Mundo É Nossa" (Lula Buarque de Hollanda), e os longas de estréia de José Henrique Fonseca ("O Homem do Ano") e Cláudio Torres ("Redentor").
Mas Waddington argumenta que, até por ser imprevisível, o resultado de bilheteria de um filme não deve se transformar na "tirania do público".
O cineasta cita que há fracassos na fábrica de produção de Hollywood, a mais azeitada do planeta. "Se houvesse uma fórmula de sucesso, o cinema norte-americano não erraria. E erra muito", diz.
Além de acompanhar as exibições de "Casa de Areia" nos festivais internacionais, Waddington se dedica agora a dois novos projetos.
Com Rodrigo Santoro e Selton Mello no elenco, ele filmará "Os Penetras", uma comédia dramática ambientada no Carnaval carioca, com personagens de classe média. "Estou me aproximando do universo de que tinha ficado distante", diz o diretor de "Eu Tu Eles".
A convite da produtora norte-americana Hollywood Gang, Waddington dirigirá a superprodução "Conquistador", sobre o espanhol Hernán Cortés (1485-1547).


Texto Anterior: Oscar estrangeiro é alvo de críticas
Próximo Texto: Altman e Chabrol disputam Berlim
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.