São Paulo, quinta-feira, 19 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Altman e Chabrol disputam Berlim

DA REPORTAGEM LOCAL

A organização do Festival de Berlim anunciou ontem uma lista com mais 11 longas-metragens inéditos que estarão em competição durante a sua 56ª edição, que acontece entre os dias 9 e 19 de fevereiro. Ao todo serão 26 títulos na disputa pelos Ursos de Ouro e Prata. Entre os selecionados está o novo filme de Robert Altman, "A Prairie Home Companion", comédia cujo elenco estelar tem Meryl Streep, Lily Tomlin, Woody Harrelson, Kevin Kline e John C. Reilly.
Outro veterano em competição é o francês Claude Chabrol, que leva a Berlim seu thriller político "L'Ivresse du Pouvoir" (a embriaguez do poder), co-produção franco-alemã, com Isabelle Huppert no papel principal.
Vencedor do Urso de Ouro em 2002 com "Neste Mundo", o diretor britânico Michael Winterbottom retorna à Berlinale com "The Road to Guantanamo" (a estrada para Guantânamo), misto de ficção e documentário sobre três muçulmanos do Reino Unido, enviados, sem acusação formal, para o acampamento de prisioneiros em Guantânamo, onde passaram dois anos.
Entre os estreantes na direção de longas está Pernille Fischer Christensen, com "En Soap", uma co-produção entre Dinamarca e Suécia, sobre a relação tragicômica entre a dona de uma clínica de estética e um transexual. E, da América Latina, o argentino Rodrigo Moreno com o filme "El Custodio", co-produção da Argentina, Espanha e Alemanha, e primeiro filme que ele dirige sozinho.
Também foram anunciadas, fora de competição, as exibições de "V de Vingança", dirigido por James McTeigue e estrelado por Natalie Portman, "Capote", que deu a Phillip Seymour Hoffman o Globo de Ouro de melhor ator, e "The Science of Sleep", de Michel Gondry, com Gaël Garcia Bernal e Charlotte Gainsbourg.

Mais Brasil
Outras quatro produções brasileiras que participarão do festival foram anunciadas: o documentário de longa-metragem "Meninas", de Sandra Werneck, sobre gravidez na adolescência, que estréia no Brasi em abril, será exibido na mostra Panorama, fora de competição. Dela também participarão "Casa de Areia", de Andrucha Waddington, e o curta-metragem "Sexo & Claustro", de Claudia Priscilla.
"Atos dos Homens", documentário de Kiko Goifman, foi selecionado para o Fórum Internacional do Novo Cinema, voltado para produções experimentais. Já o curta-metragem "BerlinBall", de Anna Azevedo (de "Rio de Jano"), participa da mostra competitiva Berlin Today Award, dedicada a novos diretores.


Texto Anterior: Andrucha não se arrepende de recusar "2 Filhos"
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.