São Paulo, quinta-feira, 19 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA E HISTÓRIA

Entrada é franca

Com viola, Freire revive tradição dos "causos"

JANAINA FIDALGO
DA REPORTAGEM LOCAL

Quando seu Manelin, mestre na arte de tocar viola, saiu do sertão do Urucuia (MG) para visitar São Paulo pela primeira vez, levou um susto. Era época de Natal. Na avenida Paulista, viu uma exposição sobre Papai Noel. "Quem é aquele cara?", perguntou ao discípulo, o também violeiro Paulo Freire, 48.
Mestre na transmissão oral sertaneja, essa tradição seu Manelin não conhecia. Pensando nele e, na ponta inversa, naqueles que desconhecem as entidades fantásticas do Brasil, Freire teve a idéia de "promover encontros" entre figuras como o Papai Noel e o capeta, o coelho da Páscoa e o Curupira... "Causos" que o violeiro e escritor conta hoje no Sesc Pinheiros.
"Comecei a colocar os nossos mitos com os outros. Qualquer criança conhece o coelho da Páscoa, mas poucas conhecem o Curupira. Na história, o Curupira fica sabatinando o coelho, e eles discutem o que é tradição."
Das viagens que Freire fez pelo sertão, das tantas histórias ouvidas e contadas, nasceu o espetáculo apresentado hoje. Para o violeiro, o contar "causos" é a literatura falada do caipira.
"O Guimarães Rosa passava muito tempo no armazém do pai, com viajantes contando "causos". Ficava escutando as histórias para transformá-las em literatura. As duas vias, a literatura falada e a escrita, se completam", diz ele.
Para preservar a oralidade, musical por si só, o músico gravou só duas das 12 histórias que contará hoje. "O encontro das pessoas é importante", avalia ele.
Nos grandes centros, os "causos" encontram paralelo nas lendas urbanas: "Diz que todo mito tem uma função social, surge da necessidade de dar explicação para algo que a gente não entende, ou dar uma lição para as pessoas".


Viva o Causo Brasileiro
Quando: qui., às 20h
Onde: Sesc Pinheiros (r. Paes Leme, 195, SP, tel. 0/xx/11/3095-9400)
Quanto: entrada franca (retirar senhas)



Texto Anterior: Fortes Vilaça expõe mítica de Hollywood
Próximo Texto: TV: Record planeja mais programas com verba pública
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.