São Paulo, terça, 19 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cowboy Junkies mostra pendor para o rock básico

da Reportagem Local

Outra que continua na estrada é a banda canadense Cowboy Junkies, que protagoniza -há mais tempo- fenômeno parecido ao vivido por Chris Isaak.
"Miles from Our Home", seu oitavo álbum, pronuncia o pendor do grupo ao rock'n'roll básico, afastando-o mais do temperamento acústico, entre folk e country, de anos anteriores.
A banda começara roqueira, com "Whites Off Earth Now!!" (86), mas foi conquistar credibilidade e prestígio com os manifestos à delicadeza "The Trinity Session" (88), "Caution Horses" (90) e "Black Eyed Man" (92).
Aí o estilo Cowboy Junkies já não era novidade, e a banda foi sendo relegada ao segundo plano no decorrer dos discos seguintes, "Pale Sun, Crescent Moon" (94), "200 More Miles" (95, ao vivo) e "Lay It Down" (96).
Nesse último, a influência roqueira -sempre presente- de Neil Young tomou corpo (embora em 90 a banda já flertasse com ele, relendo "Powderfinger", de 79) e ganhou a boca de cena.
"Miles from Our Home" intensifica a aproximação com o Neil Young mais áspero, de "After the Gold Rush" (70) ou "Rust Never Sleeps" (79). E, diferentemente do que acontece com Isaak, tudo parece muito natural.
O CD ganha os ouvidos já pela primeira música, "New Dawn Coming", uma das mais fortes que a banda já compôs. Ali, a aspereza roqueira não ofusca a voz da crooner Margo Timmins -ao contrário, ressalta-a. Logo mais, "Hollow As a Bone" retomará a textura de "New Dawn Coming", em outro instante inspirado do CD.
Os rocks se sucedem coerentes, ora pendendo ao country ("Miles from Our Home"), ora ao baladão dramático ("Good Friday"), ora a climões de road movie ("Darkling Days"). É a mesma banda, cometendo as mesmas belezas, para quem ainda tiver paciência.
(PAS)
²
Disco: Miles from Our Home Grupo: Cowboy Junkies Lançamento: Geffen/Universal Quanto: R$ 18, em média



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.