São Paulo, Sexta-feira, 19 de Fevereiro de 1999
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Na segunda-feira as lojas de discos britânicas recebem o novo single do Blur, que integra o sexto álbum do grupo inglês, "13"; a Folha antecipa o lançamento do CD, previsto para dia 15 de março
U-HU!!!!

LEANDRO FORTINO
enviado especial a Estocolmo

Proibido de ser executado em rádios do mundo inteiro até o dia 8 de março, às 19h (horário britânico), chega à Folha "13", o sexto álbum dos ingleses do Blur. O grupo é, ao lado do Oasis, a banda de maior sucesso na Inglaterra nesta década.
O disco sucede o maior sucesso comercial do grupo, o homônimo "Blur", de 97. O álbum ocupou o primeiro lugar da parada dos mais vendidos na Inglaterra e emplacou dois singles no topo do top 10 britânico: os sucessos mundiais "Song 2" e "Bettlebum".
Quase todas as letras de "13" têm um único tema: o final inexplicável do relacionamento do vocalista Damon Albarn com a líder do Elastica, Justine Frischmann.
Em seu sexto disco de faixas inéditas, o Blur mostra sinais de amadurecimento musical.
Leia abaixo, com exclusividade, como são as 13 faixas que formam o repertório de "13", que chega às lojas do Japão no dia 10 de março, da Inglaterra no dia 15 e dos EUA no dia 30. No Brasil, o disco sai junto com a Inglaterra.

"Tender"
O primeiro single de "13" é uma faixa lenta, hipnótica, um épico de 7min40s de duração, com a participação do coral gospel do London Community Gospel Choir. A música pode ser ouvida pelo serviço Folha Informações (alto da pág.).

"Bugman"
Riffs distorcidos e estourados de guitarra, introduzidos no som do grupo desde o álbum anterior, "Blur", marcam esse punk rock barulhento, no estilo das guitar bands norte-americanas.

"Coffee & TV"
A faixa cantada e escrita pelo guitarrista Coxon é um pop rock simpático que deve emplacar nas FMs. A música poderá ser ouvida já em 2 de março nos EUA, na trilha do filme "Cruel Intentions".

"Swamp Song"
O rock underground americano, mais precisamente do grupo Mudhoney, é obviamente a fonte de inspiração dessa faixa sujona com acordes de guitarra repetitivos e vocal ultradistorcido de Albarn.

"1992"
Psicodelia e feedback de guitarra formam o instrumental de um maiores lamentos do vocalista Damon, que terminou seu relacionamento a líder do Elastica.

"B.L.U.R.E.M.I."
O punk britânico é influência explícita. Rápida, é a faixa mais curta do álbum, com pouco mais de dois minutos de duração.

"Battle"
Guitarra com som circular e envolvente é a introdução dessa segunda faixa épica de "13". Os efeitos que alteram o vocal combinam bem com a viagem da guitarra, que ganha peso após dois minutos de música. Momentos tranquilos se alternam com barulho.

"Mellow Song"
Começa apenas com Damon Albarn tocando violão acústico. Quase dois minutos depois entra o resto da banda com o peso.

"Trailerpark"
Batida trip hop climática e teclados repetitivos fazem dessa faixa a grande viagem de "13". O volume dos beats sobrepõe o vocal.

"Caramel"
A mão do produtor William Orbit pode ser sentida nos efeitos eletrônicos dessa música. Slide guitar dá um clima sombrio que cresce e se transforma em desordem.

"Trimm Trabb"
Piano desafinado e vocal repleto de ecos de estúdio e batida tribal são a introdução. A música ganha guitarra acústica e vocal melódico que podem transformá-la em hit.

"No Distance Left to Run"
O choro de Albarn é de arrepiar: "Quando você me vir, vire as costas e vá para o outro lado".

"Optigan 1"
Singela faixa instrumental em que Albarn toca seu órgão de igreja com direito a sinos, em clima propício para o encerramento de "13".


O jornalista Leandro Fortino viajou a convite da gravadora EMI Music.


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