São Paulo, Sexta-feira, 19 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A BANDA
Blur atravessou os 90 reinventando-se

LÚCIO RIBEIRO
Editor-adjunto da Ilustrada

Eis que toma forma a última peça pop a ser pregada nesta década pela grande banda inglesa Blur.
"13", a ser lançado em março, é um dos dois mais esperados discos de uma banda estabelecida a sair da Inglaterra neste 1999, ao lado do novo Chemical Brothers.
Com "13", o Blur segue sua trajetória de reinvenção, que garantiu ao grupo de Damon Albarn a inscrição no seleto grupo de bandas bacanas dos anos 90.
Quando o primeiro álbum do Blur chegou às lojas, em 91, a banda chamava para Londres a atenção de uma garotada consumidora de pop que ou estava chacoalhando a cintura ao som lisérgico da turma de "Madchester" (Stone Roses, Happy Mondays, Inspiral Carpets) ou balançava freneticamente a cabeça com a barulheira vinda do Nirvana e de seus amigos da cidade de Seattle.
Quando a coisa toda esfriava, em 93, o Blur lançou "Modern Life Is Rubbish". E o britpop era assim moldado.
Atravessou o reinado do pop britânico dos meados da década como a única banda a peitar o Oasis em vendas e em hits grudentos.
Até se cansar dos rumos do pop inglês e pender para as experimentações, carregando no barulhento sotaque americano, burilando o trip hop e mergulhando ainda mais na psicodelia dos Beatles.
Esse caldo misturado deu no álbum homônimo de 1997. Com "Blur", o quarteto inglês fez a melhor canção de rock americano do ano. Era "Song 2", hino em cujo bordão gritado no refrão o título desta página foi inspirado. A música empesteou as rádios da América, ganhou sensacional clipe de alta rotação na MTV local, virou tema de abertura das transmissões do campeonato de hockey na TV e ficou imortalizada na trilha do "Fifa Soccer", um dos mais bem-sucedidos jogos de computador/videogame da história.
Agora, esfregue suas mãos. No próximo dia 15 de março, chega às lojas um álbum dos bons, surpreendente, de um romantismo estridente, composto por um cara desacorçoado que diz ter perdido sua garota para os Rolling Stones.


Texto Anterior: U-HU!!!!
Próximo Texto: Blur - entrevista: "Música é o meio para expressarmos nossas m..."
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.