São Paulo, quarta, 19 de março de 1997.

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Merchandising em "Jerry Maguire" gera disputa judicial

ADRIANE GRAU
em Los Angeles

Não é exagero dizer que a frase "Mostre-me a grana!" (Show me the money!) garantiu a Cuba Gooding Jr. uma indicação ao Oscar de ator coadjuvante em "Jerry Maguire - A Grande Virada".
Além de se divertir com a performance de Gooding como um jogador de futebol que quer chegar ao topo da carreira, quem pagou ingresso para assistir ao filme acabou tendo que engolir comerciais disfarçados. "A Nike não quer saber de mim!", reclama Rod Tidwell (Gooding Jr.). "Quero assinar com a Reebok", prossegue.
Pelo visto, a Reebok também queria assinar com ele, mas, como isso não aconteceu, quer ver a grana. A empresa está processando a Tri Star Pictures por quebra de contrato.
Segundo Dave Fogolson, do departamento legal da Reebok, a empresa recebeu uma cópia do roteiro do filme em 1995. "A idéia de um jogador de futebol que transforma sua carreira e vira ídolo tem tudo a ver com a marca Reebok", diz ele. "O acordo é que ele faria comentários negativos, mas no final assinaria com a Reebok e faria um comercial para a marca."
A empresa chegou a destacar um especialista em futebol para ajudar no desenvolvimento do roteiro.
"Trabalhamos em conjunto por um ano e fomos informados em novembro passado que o comercial havia sido eliminado", diz Fogolson.
A Tri Star se recusa a dar detalhes sobre a disputa judicial. Segundo Joe Grossman, do departamento legal da empresa em Los Angeles, não há data marcada para o julgamento. "Negamos, no entanto, as afirmações da Reebok", diz ele.
História real
O agente esportivo Drew Rosenhaus, 30, em quem foi baseado o personagem de Tom Cruise no filme, assinou um contrato com a Pocket Books para escrever sua história. O livro, ainda sem título, deve ficar pronto em outubro.


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