São Paulo, Sexta-feira, 19 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA
Estréia nos EUA será em 19 de maio
"Episódio 1" terá 1ª projeção digital

ALEXANDRE MARON
da Reportagem Local

"Guerra nas Estrelas - Episódio 1 - A Ameaça Fantasma" será o primeiro longa-metragem de um grande estúdio a ser exibido publicamente num cinema por um projetor totalmente digital, substituindo os convencionais, que usam películas.
O anúncio foi feito por George Lucas, o criador da série. O filme será exibido nesses equipamentos em quatro cinemas de quatro cidades norte-americanas ainda não reveladas no dia 18 de junho deste ano.
Os projetores digitais não usam os tradicionais filmes e armazenam as imagens no próprio equipamento, em discos rígidos semelhantes aos que existem nos microcomputadores.
A tecnologia acabaria com os altos custos de distribuição, copiagem e armazenagem das produções. Em vez de enviar latas de filmes por caminhões, aviões ou carros, os estúdios poderiam transmiti-los para o cinema.
As empresas envolvidas nessa empreitada junto com a produtora de Lucas são a CineComm Digital Cinema e a Texas Instruments. Elas buscam desenvolver equipamentos mais baratos e eficientes que usem essa tecnologia.
"Para nós, esse evento será lembrado como o marco da transição entre o cinema analógico e o digital", diz Paul Breedlove, diretor da Texas.
Para o diretor James Cameron, de "Titanic", os projetores digitais são uma evolução natural, mas questionável. "Não é só porque tem mais de 100 anos que uma idéia não pode ser a melhor", falou à revista norte-americana "Premiere", referindo-se à película.
Lucas anunciou também a antecipação da data de lançamento do filme do dia 21 para o dia 19 de maio. No Brasil, o episódio estréia no dia 24 de junho.
Segundo o diretor, a medida facilitaria a ida ao cinema dos espectadores que não são necessariamente fãs, evitando as esperadas confusões que acontecerão nos primeiros dias do lançamento.


Texto Anterior: Argentina terá João e Caetano
Próximo Texto: Dança: Balé de SP inaugura temporada de 1999
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.