São Paulo, sábado, 19 de abril de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERSONALIDADE
Mostra de Guimarães Rosa traz cartas inéditas

JOSÉ ALBERTO BOMBIG
Ribeirão

Um evento multimídia comemora, até o próximo dia 4, em Ribeirão Preto (319 km de São Paulo), os 30 anos da morte do escritor João Guimarães Rosa. O evento ``30 Anos sem Rosa'' traz fotos, painéis, vídeos, show, peça teatral, oficinas e palestras.
A principal atração são as reproduções inéditas de cartas escritas por Guimarães Rosa e enviadas aos tradutores de suas obras em diversas línguas. De acordo com os organizadores do evento, é a primeira vez que as cartas são mostradas ao público.
As correspondências revelam um Guimarães Rosa bastante preocupado com a tradução de seus livros, marcados pelo regionalismo e pela inovação.
``É uma tradução difícil porque você encontra termos que não têm correspondência em outras línguas'', diz o poeta, tradutor e ensaísta Décio Pignatari.
Quanto à experimentação linguística de Guimarães Rosa, Pignatari conta uma história para explicar a dificuldade na tradução das obras do escritor.
``Alguém disse uma vez que Guimarães Rosa só era inteligível em outras línguas'', afirma, em tom de brincadeira. Pignatari faz palestra dia 22, sobre ``Rosa e o fim do Regionalismo''.
Também estão programadas palestras com José Miguel Wisnick, Willi Bolle e Luis Roncari.
Em uma das cartas, Guimarães Rosa desenha um carro de boi, sugerindo ``traduções'' para o nome de animais e explicando como funciona o veículo.
±Nos casos mais difíceis, ele reconhece a impossibilidade da tradução literal. ``Canindé é arara azul e preta. É melhor usarmos o nome de outro qualquer pássaro, desde que bonito e sugestivo'', escreve.
``A palavra certa para Guimarães Rosa era uma coisa muito importante'', diz a fotógrafa Maureen Bisilliat, curadora da exposição de fotos e painéis.

Evento: 30 Anos sem Rosa Onde: Sesc Ribeirão Preto (r. Tibiriçá, 50, centro, tel. 016/610-0141) Quando: até 4 de maio Quanto: entrada gratuita
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã