São Paulo, quinta-feira, 19 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÍDEO

Evento também faz abertura de mostra na Sala UOL

Lançamento da "Cinemateca Sylvio Back" revê obra do diretor

LUCIANA PAREJA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Sala UOL de Cinema (SP) promove, às 21h, o lançamento da coleção de vídeos "Cinemateca Sylvio Back", iniciativa da Apel Multimídia em parceria com a TV Cultura.
Para o evento, está programada a exibição de "Cruz e Sousa - O Poeta do Desterro" (1998), longa-metragem mais recente do diretor e primeiro filme da mostra que resgata sua filmografia e se baseia em títulos da "Cinemateca", com duração de uma semana (veja programação ao lado).
Sylvio Back nasceu em 1937, em Blumenau (SC). Sua obra retrata temas que vão desde fatos históricos a biografias de artistas e o papel de diferentes segmentos da sociedade brasileira, por meio tanto de documentários como de roteiros de ficção, sempre procurando um enfoque crítico que possibilite uma reflexão sobre o Brasil.
Dessa produção, foram selecionados para a "Cinemateca Sylvio Back" os longas-metragens "Lance Maior" (68), "A Guerra dos Pelados" (71), "Aleluia, Gretchen" (76), "Revolução de 30" (80), "República Guarani" (82), "Guerra do Brasil" (87), "Rádio Auriverde" (91) e "Yndio do Brasil" (95); os médias "Vida e Sangue de Polaco" (82), "Auto-Retrato de Bakun" (84) e "Zweig: A Morte em Cena" (95); e os curtas "Sete Quedas" (80), "A Araucária: Memória da Extinção" (81) e "A Babel da Luz" (92), num total de 14 títulos e dez fitas de vídeo.
A caixa, que está à venda no site www.videocultura.com (R$ 221,11 e R$ 24,44, cada fita), em locadoras e em uma rede nacional de livrarias, inclui um catálogo ilustrado contendo sinopse, ficha técnica, repercussão da crítica e um ensaio sobre cada um dos filmes, que foram copiados de seus negativos originais e tiveram o som remasterizado. O projeto gráfico ficou a cargo do designer Fernando Pimenta, que colaborou com Back em vários letreiros e cartazes de sua filmografia.


Texto Anterior: Música erudita: Mulher rege a Osesp pela primeira vez
Próximo Texto: Programação da mostra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.