São Paulo, segunda-feira, 19 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESPECIAL

Ciclo capta o índio brasileiro no cinema

DA REPORTAGEM LOCAL

A Amazônia vista pelo cinema é o tema do "Em Foco" que o Canal Brasil exibe hoje dentro de uma programação inteiramente dedicada a homenagear o índio, em seu dia.
O ponto alto de "Em Foco" são as imagens históricas da Amazônia, feitas nos anos 20, por dois pioneiros do cinema brasileiro -Major Reis (1878-1940), que acompanhava as expedições do Marechal Rondon, e Silvino Santos (1886-1970), que tratou da região em filmes como "No País das Amazonas" (1921).
O programa entrevista cineastas e técnicos que filmaram contemporaneamente na Amazônia. Aprende-se com Alberto Graça ("O Dia da Caça", 1999) que o fato de "o verde absorver muita luz" impõe a quem filma na Amazônia o desafio de uma combinação técnica (de lentes e iluminação) capaz de contrariar a tendência de a floresta surgir na tela como uma mancha, indistinguível.
Do fotógrafo Lauro Escorel, que filmou na região com Cacá Diegues "Bye Bye Brasil" (1979) e com Hector Babenco "Brincando nos Campos do Senhor" (1991) -ambos também entrevistados-, ouve-se que, malgrado todos os esforços técnicos para reproduzir no cinema a grandiosidade da paisagem amazônica, o resultado "fica aquém, como uma pálida reprodução do real".
Com os documentaristas Paula Saldanha e Roberto Werneck, o programa se desloca até a nascente do rio Amazonas. E com imagens de "Fitzcarraldo" (1982), de Werner Herzog, lembra que não apenas aos brasileiros a Amazônia seduz, como cenário de ficção ou realidade a desvendar.
A programação do Canal Brasil dedicada ao índio começa com o longa "O Guarani" (1996), de Norma Bengell, que será exibido às 6h30 e 0h30, e segue durante todo o dia com filmes como "Índia, a Filha do Sol" (82) e "Anchieta, José do Brasil" (78), além de "Educação Escolar Indígena", de Camilo Tavares, e o média-metragem "Pisa Ligeiro", de Bruno Pacheco de Oliveira.


EM FOCO - O CINEMA NA AMAZÔNIA.
Quando: hoje, às 10h30, no Canal Brasil.



Texto Anterior: Televisão: Cultura implanta hoje "parlamentarismo"
Próximo Texto: Artes plásticas: Beatriz Milhazes recria passeios na praia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.