São Paulo, sexta-feira, 19 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VINHOS

Evento convida a giro pela Itália

JORGE CARRARA
COLUNISTA DA FOLHA

N ão há dúvida de que o tema do vinho está em alta no Brasil. Poucas semanas após a primeira Vinexpand 2000, evento que levou os apreciadores da bebida em São Paulo e no Rio a uma viagem por meio do copo pelas principais províncias vinícolas da França, a importadora Expand repete a dose.
A segunda edição da Vinexpand focará a Itália. O "giro" pela bota nos braços de Baco estréia em São Paulo dia 22 e contará com 24 produtores, pertencentes a dez das mais importantes regiões italianas, que oferecerão à platéia cerca de 70 dos seus vinhos.
Quem começa a volta ao país pelo Piemonte poderá experimentar, por exemplo, alguns barolos e barbarescos de casas como a Tenute Cisa Asinari dei Marchesi di Gresy (Barbaresco Martinenga 93, servido pelo próprio marquês di Gresy, o proprietário) ou a Prunotto -uma vinícola da Antinori, firma pioneira na renovação tecnológica da indústria de vinhos do país-, que exibirá o seu Barolo Bussia 85.
Ao visitar os estandes da Lombardia e do Vêneto, os integrantes do tour podem encontrar espumantes, como o Franciacorta Cuvée Brut, da Bellavista, que assina alguns dos melhores exemplares borbulhantes da península, e os prosecco de Nino Franco, um especialista nesses vinhos leves e perfumados.
Ainda do Vêneto, poderão ser provados complexos amarones, as grandes estrelas desses terrenos (Boscaini Marano 95, Allegrini Clássico 94 e Le Ragose 94), e, chegando ao Friuli, alguns brancos mais delicados, com os rótulos de Plozner (Chardonnay Riserva 95) e Schiopetto (Tocai, Pinot Bianco e Sauvignon 98).
Passando pela Toscana, bons tintos estarão ao alcance dos visitantes. Entre outros, a Antinori mostrará dois chiantis (Péppoli 96 e Tenute Riserva 96), a Fattoria de Felsina, outros tantos (Clássico Riserva 95 e Farnetella 97) e a Biondi Santi verterá nos copos a versão 94 do seu Schidione.
Há também uma etapa do percurso etílico dedicada às ilhas. Na ala da Sardenha, a Sella & Mosca oferecerá o seu La Cala 96, um branco de uva vermentino, e um tinto (Cannonau 97). No canto da Sicília, a anfitriã será a família Tasca d'Almerita, com dois dos seus regaleali: o de safra 97 e o Rosso del Conte 95, dois belos exemplares rubros da maior extensão de terra circundada pelo Mediterrâneo.
A nova Vinexpand também alargará sua área de atuação. Dia 23 de maio entrará em cena em Belo Horizonte; dia 24, nos salões da Academia de Tênis, em Brasília; e, dia 25, encerrará com uma escala na Sociedade Hípica Brasileira, no Rio de Janeiro.


Evento: Vinexpand Italy 2000
Quando: 22 de maio, das 15h30 às 22h
Onde: O Leopolldo (r. Joaquim Macedo, 135, São Paulo, tel. 0/xx/11/816-1363)
Quanto: R$ 120
Informações: Expand, tel. 0/xx/ 11/ 7922-2440


Texto Anterior: Gastronomia - Nina Horta: Ruflando as asas, sacudindo as penas
Próximo Texto: Mundo gourmet - Josimar Melo: Comidinha trivial brasileira às três horas da manhã
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.