São Paulo, sexta-feira, 19 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MOSTRA
"Cabra Marcado para Morrer" é a exceção brasileira da programação
Cinemateca exibe produções russas

DA REDAÇÃO

Nikita Mikhalkov e Sergei M. Eisenstein estão na programação da Sala Cinemateca desta semana, dedicada ao cinema russo.
"Anna dos 6 aos 18" e "O Sol Enganador", de Mikhalkov, ambas produções de 1994, são os exemplares contemporâneos dessa rica cinematografia, em que se destaca o clássico "O Encouraçado Potemkin" (1925), de Eisenstein, obrigatório na lista dos dez melhores filmes da história do cinema, também em exibição na mostra.
Mikhalkov, um dos grandes nomes do cinema russo atual, conquistou o Oscar de filme estrangeiro e o prêmio especial do júri de Cannes com "O Sol Enganador", a história de um herói revolucionário que, em 1936, entra na mira da nova fase do poder soviético e de sua caçada a antigos líderes bolcheviques. Mikhalkov também assina o roteiro e interpreta o protagonista, em performance memorável.
Do retrato crítico do stalinismo, o diretor russo pula algumas décadas para retratar de maneira impiedosa a passagem da União Soviética à atual Rússia, de Leonid Brejnev a Boris Ieltsin, passando por Mikhail Gorbatchov. Mas essa trajetória é narrada de uma maneira peculiar.
A Anna do título é a filha do diretor, flagrada na maioria das vezes por uma câmera doméstica e registrada em restos de filmes que Mikhalkov guardava de seus outros trabalhos. Nos depoimentos dela, dos 6 aos 18 anos, está estampada a angústia de uma geração perdida entre a tradição e uma nova ordem mundial pouco precisa.
Completa esse pequeno espetáculo russo ("O Encouraçado Potemkin" será exibido no ciclo "Clássicos do Cinema") o documentário brasileiro "Cabra Marcado para Morrer" (1984), de Eduardo Coutinho (no ciclo "Tela Brasil"). As filmagens, interrompidas em 1964 por causa do golpe militar, foram retomadas em 1981. A Sala Cinemateca (tel. 0/ xx/11/5084-2318) fica no lgo. Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, em São Paulo.


Texto Anterior: Show: Após o Grammy, Dori Caymmi traz sua visão romântica a São Paulo
Próximo Texto: Netvox - Maria Ercília: Cinema digital faz ofensiva em Cannes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.