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Diretor Ken Loach retorna otimista em longa com o ex-jogador Eric Cantona
DA ENVIADA A CANNES
"Uma comédia é uma tragédia com final feliz", de acordo
com o cineasta britânico Ken
Loach. Usando essa fórmula,
ele fez o cativante "Looking for
Eric" (Procurando por Eric),
que está em competição no 62º
Festival de Cannes.
Da última vez que esteve na
riviera francesa, Loach venceu
a Palma de Ouro, com "Ventos
da Liberdade" (2006), cuja trama envolve o fratricídio, entre
outros dramas.
O diretor disse que, depois de
uma sequência de longas "muito duros", quis "poder filmar
com um sorriso no rosto" e por
isso se interessou pelo projeto
que lhe foi proposto pelo jogador de futebol Eric Cantona.
Francês de nascimento, Cantona, 42, tornou-se ídolo na Inglaterra, jogando pelo Manchester United nos anos 90.
No filme, ele é considerado
"o maior jogador do mundo"
pelo carteiro Eric Bishop (Steve Evets). Depois de dois casamentos fracassados, vivendo
com os filhos adolescentes de
sua ex-mulher e atravessando
uma crise de confiança em si
mesmo, o carteiro confessa
suas angústias para o pôster de
Cantona, grudado à parede.
Um dia, Cantona "em pessoa" surge para Eric e passa a
lhe dar conselhos sobre como
reequilibrar sua vida. A solução
para os problemas do carteiro
só virá com a ajuda dos amigos
de trabalho, que agem como
um time bem entrosado.
É aí que Ken Loach se mantém próximo, mesmo numa comédia, do traço mais característico de seu cinema -o viés
humanista e de preocupação
com questões sociais.
Filme sobre a amizade e a solidariedade, "Looking for Eric"
defende que o passe é mais valioso do que o gol.
Fã declarado do futebol,
Loach afirmou que "é quase
impossível" recriar o esporte
no cinema, porque ele tem "um
ritmo próprio, diferente do ritmo dos filmes". "Looking for
Eric" recorre a imagens de arquivo de alguns gols antológicos de Cantona.
Ao explicar por que decidiu
desenvolver uma carreira de
ator, o ex-jogador afirmou: "O
futebol é um jogo. O cinema é
um jogo. A vida é um jogo".
Também no festival
No extremo oposto ao otimismo de "Looking for Eric", o
filipino Brillante Mendoza exibiu no fim de semana seu "Kinatay", que em filipino significa
"esquartejar". O filme mostra,
sem nenhuma sutileza, esse
crime ser perpetrado por uma
milícia em Manila.
Já o chinês Johnnie To estreou seu "Vengeance" (Vingança), releitura do gênero policial, com o decano astro do
rock francês Johnny Hallyday
no papel do vingador.
(SA)
Folha Online
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