São Paulo, terça-feira, 19 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Documentário

Jovem músico narra bastidor da Osesp

DA REPORTAGEM LOCAL

Com pinta de vídeo institucional, o documentário "Ser Osesp" é apresentado nesta noite, no Film&Arts. Em 13 minutos, o curta usa impressões do mais jovem músico da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo para pincelar história e bastidores da instituição. O clima é explicitamente laudatório: "Aqui é mais minha casa do que a minha própria casa", diz o jovem instrumentista, a certa altura, maravilhado com o profissionalismo e o coleguismo ali reinantes.
Acrítico, o filme passa ao largo de qualquer menção à controversa demissão do maestro John Neschling, em janeiro passado. Tropeço justificável se a montagem tivesse sido concluída tempos atrás. Mas não: a legenda que identifica Nesch-ling mostra a extensão de seu "mandato" à frente da orquestra (1996-2008). Se houve tempo de incluir essa informação, por que não se voltou a falar com o regente para que o filme não resultasse anacrônico?
Diante da falha, resta ao espectador divertir-se colhendo amostras do propalado perfil centralizador de Neschling: "Sou uma espécie de criador dessa orquestra, tenho com ela uma relação de amor e ódio. Não é algo que outros terão depois de mim", afirma, pouco antes de gabar-se do aumento de assinantes da programação anual da Osesp. (LUCAS NEVES)


SER OSESP

Quando: hoje, às 22h
Onde: no Film&Arts
Classificação: não informada




Texto Anterior: Música: Coldplay libera disco ao vivo para download
Próximo Texto: Televisão/ Crítica: "Despedida em Las Vegas" é obra sem concessões
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.