São Paulo, Quarta-feira, 19 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DANCE
SP recebe melhor DJ do mundo

LEANDRO FORTINO
da Redação

Apesar de a casa noturna U-Turn ter sido reaberta há algumas semanas, a reinauguração oficial promete acontecer hoje.
Paul Oakenfold, considerado o melhor DJ do mundo, segundo publicações como a inglesa "DJ" (na qual foi escolhido pelos leitores) e o tradicional "Guinness Book of World Records", estará no comando das picapes, apresentando músicas de um estilo que agrada bastante o público das raves: o trance.
"Acho muito bom ter sido escolhido pelas pessoas que vão aos clubes. É legal que quem votou em mim tenham entendido a energia que eu quero passar", diz o DJ.
Mas a história do chef que se tornou DJ e produtor começa no início dos anos 80, quando ele foi apresentado aos toca-discos de um bar em Covent Garden (centro de Londres).
Oakenfold acabou seduzido mais pelo cheiro de cigarro dos clubes do que pelo aroma de comida: arrumou suas coisas e deixou a Inglaterra roqueira para tentar a vida no clube Paradise Garage, em Nova York.
Mas a sua importância para a música britânica só aconteceu no final dos anos 80, quando foi passar férias em Ibiza (Espanha), onde conheceu a mistura de batidas eletrônicas com qualquer outro ritmo e a pílula que deixava o povo eufórico, o "ecstasy". Ao voltar à Inglaterra, ele passou a organizar festas, e a cultura da acid house e do "ecstasy" estava instituída.
Oakenfold ainda mudou a direção do rock inglês. Em 90 ele produziu o álbum "Pills'n'Thrills and Bellyaches", do grupo Happy Mondays, e introduziu um estilo que dominaria todos os grupos ingleses de rock dos anos 90: o indie dance. "Mudamos tudo com os Mondays, deixamos o rock mais dançante. O grupo voltou agora. Acabei de produzir o single", diz.

O quê: DJ Paul Oakenfold
Quando: hoje e amanhã, a partir de 22h
Onde: U-Turn (r. Tabapuã, 1.463, Itaim Bibi, tel. 011/820-0311)
Quanto: R$ 35



Texto Anterior: Pop baiano: Colher de Pau passa a perna na axé music
Próximo Texto: Marcelo Coelho: "Alma feminina", mero produto da cultura
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.