São Paulo, Quarta-feira, 19 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POP BAIANO
Grupo mostra hoje, no Projeto Equilíbrio, o CD de estréia em show que já foi visto por 8.000 pessoas em Salvador
Colher de Pau passa a perna na axé music

ALEXANDRE LOURES
enviado especial a Salvador

A banda baiana Colher de Pau mostra hoje no Projeto Equilíbrio como conseguiu furar a hegemonia da axé music em Salvador.
Receita: dois tabletes de forró engraçadinho, uma colher de sopa de música "brega cult" à la Reginaldo Rossi e duas pitadas de estilo sertanejo para mauricinho. Mexa tudo com uma colher de pau e sirva com o nome de "Pop Rural".
Foi assim que o Colher de Pau, com o primeiro CD saindo do forno da Abril Music, conseguiu bater em número de execuções as consagradas Chiclete com Banana, Ara Ketu, Asa de Águia e Daniela Mercury em levantamento realizado no dia 30 de março, em nove rádios da capital baiana. Além disso, o show de lançamento do CD "Pop Rural", em abril, reuniu 8.000 pessoas em um parque de Salvador.
A agenda do grupo referenda o sucesso. São 12 shows por mês nos últimos dois anos. "No mês de junho chega a 27", afirma o vocalista e guitarrista Leo Macedo.
Segundo ele, o forró está deixando de se tornar um ritmo marginal, que só tem espaço em épocas de festas juninas, para se consolidar no gosto dos baianos.
Os garotos de classe média, que tocavam por diversão em festas de família e enrolavam panos de prato em uma colher de pau para bater no tambor, querem agora ampliar o fenômeno para o sul do país.
Para isso contam com o respaldo da Eva Produções, que é responsável pela divulgação da banda e pela produção do disco de estréia.
A banda tem ainda nas mãos um clipe da música de trabalho "Cobranças", uma síntese de sua obra.
Outro aliado do grupo baiano rumo às rádios sulinas é o visual country, que já movimenta uma indústria de gigantescas proporções em torno dos astros sertanejos do eixo São Paulo-Goiânia.
"Não queremos ser vistos como uma banda de música sertaneja. Nós fazemos a música das vaquejadas (espécie de rodeio comum no Nordeste do país), que inclui a música brega e também o forró", afirma Macedo.
E mais: o forró que a banda afirma gostar é o tradicional, com sanfona, zabumba e triângulo. Na lista de influências figuram os célebres Gonzagão e Dominguinhos, ali juntinho dos... Mamonas Assassinas. Aliás, é do grupo guarulhense que o Colher de Pau herdou sua veia performática no palco, com direito à fantasia de Tiazinha.
Outro ponto marcante é a execução de sucessos de outros artistas durante as apresentações, especialmente músicas sertanejas e hits de FM. "Vamos diminuir a frequência de covers à medida que ficarmos mais conhecidos."
Os destaques do repertório são "Forró em Nova York", que mistura forró com rock, "Cobranças", séria candidata a hit nacional, e uma versão de "Pagode Russo", de Luiz Gonzaga.
A banda tem presença de palco e deve agradar aos frequentadores de casas de forró.

Show: Colher de Pau
Quando: hoje, às 19h
Onde: Projeto Equilíbrio (r. Eugênio de Medeiros, 263, Pinheiros, tel.: 813-9240)
Quanto: R$ 10 (mulheres) e R$ 15 (homens)


O colunista José Simão está em férias.


Texto Anterior: Televisão: Cultura fala de hip hop para combater a pobreza
Próximo Texto: Dance: SP recebe melhor DJ do mundo
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.