São Paulo, quarta-feira, 19 de junho de 2002

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ARTES PLÁSTICAS

Demissão de Ivo Mesquita do Museu de Arte Moderna surpreende diretores de instituições culturais de SP

"Museus estão se apequenando", diz crítica

FABIO CYPRIANO
DA REPORTAGEM LOCAL

Há exatamente dois anos e um mês, o Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo convocava artistas e colecionadores a participarem de um ato de apoio a Ivo Mesquita, 51, então curador demitido da 25ª Bienal de São Paulo.
Anteontem, foi o próprio museu que demitiu Mesquita do cargo de diretor técnico da instituição, após 18 meses de trabalho. Segundo comunicado distribuído pelo MAM, o motivo foi "a necessidade de fortalecer a curadoria para intensificar os acordos nacionais e internacionais e trazer exposições representativas".
"Não foi uma questão pessoal, mas uma alteração de conceitos. Esperamos durante um ano e meio uma ação mais concreta e percebemos que, no mundo de hoje, uma curadoria coletiva é mais adequada", diz à Folha Milú Villela, presidente do MAM.
A postura é ratificada por Ronaldo Bianchi, superintendente do museu: "Isso aconteceria com qualquer outro que estivesse no cargo, ter um profissional da graduação do Ivo Mesquita para supervisionar ações administrativas é desnecessário".
Segundo Bianchi, o MAM estuda a possibilidade de "formar um conselho de curadores que dê maior capilaridade para a captação de oportunidades".
"Acho estranho que, durante o período em que fiquei no museu, nunca tenham conversado comigo sobre essa proposta", diz Ivo Mesquita à Folha. O curador chegou no domingo de viagem a Kassel, na Alemanha, e Lisboa, em Portugal, onde fechou programas de colaboração com instituições européias e norte-americanas. Entre eles, uma mostra sobre o tropicalismo, junto com o Museu de Arte Contemporânea de Chicago, e outra sobre artistas brasileiros e portugueses, com o Centro Cultural do Belém. A continuidade dos projetos é incerta.
"Acho uma pena a demissão do Ivo, mas a idéia de ampliação da curadoria por segmentos é uma sugestão que já conversamos no MAM", diz Tadeu Chiarelli, antecessor de Mesquita, que o indicou para o cargo.

Surpresa
"Todos nós fomos surpreendidos, mas vamos dar prosseguimento aos projetos encaminhados para os próximos anos, seja pelo Tadeu ou pelo próprio Ivo", diz Rejane Cintrão, curadora-executiva do museu, que assume interinamente o posto de Mesquita.
A demissão surpreendeu também diretores do MAM e de outras instituições. "Estou triste, o Ivo estava fazendo eticamente o que é raro no país, isto é, dar continuidade ao programa de seu antecessor; encontrei com ele na Basiléia, na semana passada, e fiquei empolgada com as propostas para as próximas mostras", diz Isabela Prata, diretora do MAM.
"É lamentável, o Ivo estava fazendo um trabalho irretocável, é uma perda para a cultura brasileira", afirma Marcelo Araujo, diretor da Pinacoteca do Estado.
"Mais uma vez cria-se um vazio e uma dúvida sobre os rumos que uma instituição tão importante vai tomar. O Ivo trazia uma respeitabilidade indiscutível ao MAM por sua relevância no cenário internacional", afirma o galerista Ricardo Trevisan, da Casa Triângulo.
Já a crítica Aracy Amaral acredita que a demissão seja fruto de um novo panorama na cidade: "Os museus como o MAM, o Masp, a Pinacoteca e o MAC [Museu de Arte Contemporânea" estão se apequenando frente às novas instituições que surgiram como o Centro Cultural Banco do Brasil, a BrasilConnects e outros; com isso existe um clima de competitividade museológica, que creio ser a raiz do que aconteceu; há uma expectativa que os museus não podem cumprir se não houver grande captação de recursos".
"Não acho que seja isso, fizemos uma boa mostra paralela à Bienal, a questão não é fazer grandes mostras", diz Villela.
Com a demissão, Mesquita não vê espaço para continuar atuando no Brasil. "Por aqui a situação agora fica complicada. Fui convidado para ser consultor do Museu do Século 21, que será inaugurado em 2004, na cidade japonesa de Kanegawa, junto com Hans Ulrich Obrist, e vou reassumir as aulas no Center for Cultural Studies no Bard College, em Nova York."



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