São Paulo, sexta-feira, 19 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentário foi criado para ser programa de TV

DA REPORTAGEM LOCAL

"Loki - Arnaldo Baptista", o filme, nasceu em 2005 como um programa de TV de meia hora. Quando foi ao ar pelo Canal Brasil, deixou evidente que a história de Arnaldo Baptista renderia algo maior.
Foi então que o diretor Paulo Henrique Fontenelle e o produtor executivo André Saddy decidiram ampliá-lo para um documentário que abrangesse todos os aspectos da vida do personagem. "Independentemente dos planos do Canal Brasil, sempre concebi o projeto como um longa para o cinema", diz Fontenelle, 38. "Todas as decisões de roteiro, direção e edição buscavam sempre a linguagem cinematográfica."
O canal decidiu investir e o filme foi feito nas brechas de outros projetos, em fins de semana e até nas férias dos realizadores. O processo de pesquisa de imagens foi penoso e muitas vezes frustrante, pois muita coisa havia sido perdida ou simplesmente apagada dos arquivos das emissoras de TV.
Rita Lee liberou o direito de exibição de todas as imagens em que estivesse envolvida, mas não quis dar entrevistas. Por meio de sua assessoria de imprensa, disse aos produtores que esse era um assunto do qual não gostaria de falar.
"Mesmo assim conseguimos reunir um material histórico com cenas inéditas dos Mutantes e do Arnaldo", diz o diretor. "Para isso foi importante também o contato que tive com os fãs por meio do Orkut. Eles foram fundamentais enviando fotos, gravações, e dando pistas de onde encontrar material."
Reuniram 500 horas de imagens. A montagem foi feita no laptop do diretor e em um mês estava pronto o primeiro corte.
O filme estrearia na TV, mas a recepção calorosa em festivais mudou o rumo das coisas. Fãs fizeram campanha pela internet e lotaram a caixa de e-mails do Canal Brasil pedindo a entrada de "Loki" em circuito comercial. Deu certo. Na TV, o filme estreia em 18/9. (MP)


Texto Anterior: Álbuns do cantor estão indisponíveis
Próximo Texto: Crítica/"Trama Internacional": Thriller mescla suspense sereno e ação tresloucada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.