UOL


São Paulo, sábado, 19 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

TV ABERTA

"Coisas de Casais" vê ângulos diferentes do amor

América Selvagem
SBT, 15h15.   
(Wild America). EUA, 97, 106 min. Direção: William Dear. Com Jonathan T. Thomas, Devon Sawa. Três irmãos, Mark, Marshall e Marty, realizam um primeiro sonho: ter uma câmera de cinema. O outro, mais ambicioso, de se tornarem naturalistas, é facilitado pela concretização do primeiro desejo. Com a câmera em punho, eles saem dispostos a registrar os fenômenos da natureza, referentes quase sempre a animais ferozes, como cobras, crocodilos, ursos e outros bichos.

Coisas de Casais
Globo, 23h05.   
(Wishful Thinking). EUA, 97, 91 min. Direção: Adam Park. Com Drew Barrymore, Jennifer Beals, James LeGros. Comédia que usa a fórmula à "Pulp Fiction" de contar uma história sob diferentes ângulos. Quando o casal Max (LeGros) e Elizabeth (Beals) resolve oficializar a união, surgem dúvidas. O rapaz sente que não está pronto para o casamento e a moça começa a sentir ciúmes do namorado, quando uma colega de trabalho apaixonada por Max se aproveita da situação.

O Guerreiro da Paz
SBT, 23h50.   
(Grey Owl). Inglaterra/Canadá, 99, 117 min. Direção: Richard Attenborough. Com Pierce Brosnan, Annie Galipeau. Archie Grey Owl é o mestiço que, ainda garoto, passa a viver na floresta, como índio. Em 1934, quarentão, bate-se para evitar a extinção de tribos indígenas canadenses. Direção de Attenborough, garantia de academicismo. Inédito.

Babe Ruth, A Lenda do Beisebol
SBT, 2h10.   
(Babe Ruth). EUA, 96. Direção: Mark Tinker. Com Stephen Lang, Donald Mofat. Vida e obra de Babe Ruth, um dos maiores jogadores de beisebol dos EUA em todos os tempos. Mas o essencial, para o filme, é sua personalidade controversa.

Os Segredos de Emmanuelle
Bandeirantes, 2h.  
(Emmanuelle's Secret). França, 93, 77 min. Direção: Francis Leroi. Com Sylvia Kristel, Marcella Walerstein, George Lazemby. Mas a esta altura Emmanuelle ainda tem segredos? Ela perde a memória e é tratada, sintomaticamente, por um terapeuta sexual, que desvenda esses segredos e, sobretudo, revive seus momentos de sensualidade que, como é sabido, são abundantes.

A Volta do Guerreiro Americano
Globo, 2h45.  
(American Ninja 2). EUA, 87, 90 min. Direção: Sam Firstenberg. Com Michael Dudikoff, Steve James. Traficantes sequestram agentes, praticam lavagem cerebral e transformam os rapazes em perigosos ninjas. Haverá, no entanto, alguém para enfrentar a situação catastrófica.

O Massacre de Rosewood
SBT, 4h.    
(Rosewood). EUA, 97, 140 min. Direção: John Singleton. Com Ving Rhames, Jon Voight. Nos 1920, na Flórida, mulher branca acusa homem negro de estupro. Acusação falsa, com decorrências trágicas, como se pode imaginar. O fato foi abafado até os anos 80. O filme de Singleton foi bem recebido nos EUA. Só para São Paulo. Inédito. (INÁCIO ARAUJO e BRUNO YUTAKA SAITO)

TV PAGA

Babenco e Kubrick caçam fantasmas nas telas

BRUNO YUTAKA SAITO
DA REDAÇÃO

Em qualquer de suas formas, fantasmas, ou melhor, filmes sobre fantasmas, têm a capacidade de impregnar-se na memória do espectador. Seja a mais odiosa produção "B" com monstrengos, seja o fantasma sinônimo de ossos guardados no armário. Esse último, o mais assustador: não têm forma ou ponto fraco, não se compreende.
Em "Coração Iluminado", Hector Babenco lida com o sobrenatural em uma narrativa autobiográfica, na pele do protagonista Juan (Walter Quiróz). Rememora sua juventude em Mar Del Plata, o primeiro amor, a iniciação no cinema e as raízes judaicas.
Lida também com um grupo que pretende fotografar a alma humana. Sua namorada, a esquizofrênica Ana (Maria Luisa Mendonça), tem a única aura captada pela câmera. Ela irá mover-se como um espírito, esquecido no limbo destinado aos suicidas, nas memórias do diretor. O fantasma continuará oculto durante sua trajetória, mesmo passados 20 anos, como veremos na segunda parte do filme.
Fantasmas, antes de mais nada, não são concretos, lembra Stanley Kubrick em "De Olhos Bem Fechados". No filme, eles estão por toda a parte, assombrando os vivos, jogando mistérios e paranóias nas mentes alheias. Tudo aqui é um jogo de impressões; nada é real, as conclusões baseiam-se em pré-julgamentos.
Após fumar um baseado, Alice (Nicole Kidman) relata ao marido, Bill (Tom Cruise), sua paixão -não-consumida- por um homem que viu apenas uma vez. Será a vez dele, desnorteado, sair por uma noite onírica atrás não se sabe do quê. Agora ele também terá segredos.
E apenas os sonhos e o medo do desconhecido juntando as duas pontas, os vivos e os impalpáveis.


CORAÇÃO ILUMINADO. Quando: hoje, às 23h, no Canal Brasil.


DE OLHOS BEM FECHADOS. Quando: hoje, à 0h30, no TNT.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Quero aposentadoria por tempo de praia!
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.