UOL


São Paulo, sábado, 19 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTRELINHAS

Biblioteca Nacional quer redescobrir Brasil

CASSIANO ELEK MACHADO
DA REPORTAGEM LOCAL

Está em curso na Biblioteca Nacional um ambicioso projeto de "redescoberta do Brasil". A instituição livreira mais tradicional do país vai lançar ainda no segundo semestre uma revista mensal exclusivamente sobre a história do país.
Primeira publicação nacional do gênero, e estréia da BN nas bancas, a revista "Nossa História" terá alguns dos principais nomes brasileiros da área no conselho editorial.
Já integram o projeto historiadores do porte de Evaldo Cabral de Melo, Ronaldo Vainfas e Lilia Schwarcz, entre outros.
Pedro Corrêa do Lago, presidente da Biblioteca, diz que os textos de "Nossa História" não serão voltados para a Academia, terão "caráter jornalístico".
"Percebemos com o sucesso de livros como os de Eduardo Bueno, entre outros, que o Brasil já tem um mercado consumidor de história maduro", afirma.
Corrêa do Lago lembra que em países como Inglaterra, França e Espanha existem diversas publicações desse gênero. "Na França, por exemplo, existe uma revista mensal só sobre Napoleão Bonaparte."
"Nossa História", que terá projeto gráfico do premiado designer Victor Burton -que trabalhará principalmente com a iconografia do acervo da instituição- abre uma sequência de projetos de publicações da Biblioteca Nacional.

ALEXANDRIA
A Biblioteca Mário de Andrade, de São Paulo, lança na segunda a Associação Amigos da Mário, que pretende dar lastro ao projeto de recuperação da instituição, recém-contemplada com R$ 22 milhões do BID.

MÁQUINA DE ESCREVER
A prolífica Leticia Wierzchowski trabalha a todo vapor na continuação de "A Casa das Sete Mulheres". O novo romance da escritora gaúcha, sobre as filhas mais novas de Bento Gonçalves, acaba de ser batizado: "Um Farol no Pampa".

SURDINA
O universo do livro norte-americano está abestalhado com o fenômeno Katharine Hepburn. Menos de 20 dias depois da morte da diva, as livrarias dos EUA receberam esta semana 560 mil cópias de uma nova biografia dela. "Kate Remembered" vinha sendo feito em sigilo desde 1983 pelo jornalista Scott Berg, que fez acordo com a atriz de só publicá-lo após a morte dela.

FARSA
Um dos melhores sites de literatura "underground" brasileira, que estava desativado, "Fraude.org" volta no mês que vem.

POR TUTATIS
A Amazon francesa acaba de conseguir uma façanha que os romanos vêm tentando sem sucesso há séculos. Conquistou a aldeia de Asterix. O site está vendendo com exclusividade mundial um álbum com quadrinhos inéditos do personagem de Gosciny e Uderzo.

BALA PERDIDA
A editora Francis abocanhou uma das vedetes mundiais sobre um assunto bem brasileiro: violência urbana. "Cultura do Medo", do americano Barry Glassner, é um dos eixos do documentário "Tiros em Columbine", de Michael Moore, autor já publicado pela Francis.

E-mail: elek@folhasp.com.br

FORA DA ESTANTE

Na longa fila chamada "autores clássicos franceses nunca traduzidos ou com parte essencial da obra não editada no Brasil", Alphonse Daudet (1840-97) tem papel de destaque. Escritor versátil, produziu desde as famosas e leves "Cartas do Meu Moinho" até a áspera sátira à Academia Francesa "O Imortal". Foi com um meio-termo entre os dois, o saboroso "Tartarin de Tarascon", um "Quixote" do sul da França, que Daudet ganhou projeção. Recentemente, o autor voltou a ser cultuado nos países de língua inglesa, com a tradução e apresentação de Julian Barnes para seu "La Doulou". Fruto de anotações no fim da vida, o livro conta a convivência de Daudet com dores lancinantes em sua coluna vertebral, herança de uma sífilis.

 HOJE A equipe da revista "Ácaro" fala sobre o número 2 da publicação às 17h na livraria Boa Vista (tel. 0/xx/11/3031-4158)  SEGUNDA José Roberto Torero autografa "Pequenos Amores" (Objetiva) na Cultura/Conj. Nacional (tel. 0/xx/11/3170-4033)  SEGUNDA Pablo Uchoa lança com palestra "Venezuela: A Encruzilhada de Hugo Chávez" (Globo) na Fnac (tel. 0/xx/11/3097-0022) TERÇA Marilene Felinto fala sobre seu romance "Obsceno Abandono" (Record) durante 14º Congresso de Leitura do Brasil, na Unicamp (tel. 0/xx/19/3295-9000)  QUARTA O "Dicionário da TV Globo" (Jorge Zahar) tem lançamento na Saraiva/Shop. Morumbi (tel. 0/xx/11/5181-7574) QUARTA A revista "Coyote" comemora o primeiro aniversário e lança seu número 5 no Finnegan's Pub (tel. 0/xx/11/3062-3232)


Texto Anterior: "Quase Cony": Retrato não faz jus ao retratado
Próximo Texto: Panorâmica - Congresso: Argentina discute língua espanhola
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.