UOL


São Paulo, terça-feira, 19 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Padrão Globo está ameaçado, diz tese

Divulgação/TV Cultura
TABA Cena do documentário "A Universidade Também É Nossa Aldeia", que a TV Cultura exibe domingo, às 18h30, sobre programa da PUC-SP que dá acesso ao ensino superior a jovens indígenas

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O padrão Globo de qualidade ainda é a principal barreira que impede a quebra do modelo de mercado de televisão brasileiro, estruturado em um "oligopólio diferenciado", mas está ameaça­ do pelos avanços tecnológicos, multiplicidade de oferta e abertu­ ra da mídia ao capital estrangeiro.
Essa é uma das conclusões da tese de doutorado "Capitalismo Contemporâneo - Mercado Brasi­ leiro de Televisão por Assinatura e Expansão Transnacional", de­ fendida recentemente na Univer­ sidade Federal da Bahia por Valé­ rio Cruz Brittos, professor de pós- graduação em comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul.
"Tirando as telenovelas, em to­ dos os demais formatos de pro­ gramas já é possível fazer algo muito próximo do que realiza a Globo", diz Brittos. Um exemplo: a qualidade técnica de "Casa dos Artistas", do SBT, semelhante à de "Big Brother Brasil", da Globo.
Brittos afirma que o público está muito menos "fidelizado". SBT, Record e, mais recentemente, Band têm tido muita influência. "Apesar do sucesso de ‘Mulheres Apaixonadas’, esses patamares de audiência [que mantêm a Globo líder] tendem a se reduzir."
A tese analisa ainda a liderança da Globo na TV paga nacional ("chegou atrasada, mas acabou profissionalizando") e a sua in­ fluência na TV de Portugal, onde é sócia da líder de audiência (gra­ ças às suas telenovelas) SIC.

OUTRO CANAL

Que fria 1
Por causa de uma enorme mancada da produção do "Domingão do Faustão", Gilberto Cruz, que se preparou durante meses para o feito, deixou de bater seu próprio recorde de permanência dentro de um recipiente de gelo. Diretores do programa paralisaram o desafio quando já durava 1h06min, faltando apenas dois minutos para o recorde.

Que fria 2
Cruz ficou desolado, e Fausto Silva pediu desculpas. No final, a culpa foi assumida por Luciano Cadari, do site RankBrasil, que homologa recordes. O "homem-gelo" ficou de voltar.

Tela quente
A coisa anda feia para o "Domingo Legal", de Gugu Liberato. Anteontem, o programa do SBT perdeu por 27 pontos a 20 no Ibope da Grande SP. Gugu não venceu nem no Datanexus, que vinha lhe dando vantagem. Perdeu por 23 a 22.

Mártir 1
Com ibope acima dos 50 pontos, a agonia de Fernanda (Vanessa Gerbelli) em "Mulheres Apaixonadas", que inicialmente levaria cinco capítulos, vai demorar mais uma semana.

Mártir 2
A ex-garota de programa só morre no capítulo da próxima segunda-feira. No mesmo dia, revela a Helena (Christiane Torloni) que Lucas (Victor Cugula) é filho dela com Téo (Tony Ramos), o que irá abalar as estruturas da protagonista da novela das oito.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Lulalá urgente! Tamo com dor no borsite!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.