UOL


São Paulo, terça-feira, 19 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Chris von Ameln/Folha Imagem
EXPRESSÃO Bia e Luiz Lara se encantaram com as obras do 10º Salão de Artes e Antiguidades, que começou sábado, em SP

JUDICIÁRIO

Corrêa solta o verbo

O próximo embate do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Maurício Corrêa, com o governo é sobre o controle externo do Judiciário. Corrêa está lendo um estudo do Banco Mundial sobre o tema:
 

Folha - O que o senhor pensa da existência de um controle externo do Judiciário?
Maurício Corrêa -
Realmente há um descrédito em relação ao Poder Judiciário, envolvendo ministros de tribunais e desembargadores. Isso é tremendamente horrível, e esses desvios vieram na pior hora possível. Eu endosso as críticas do ministro Sepúlveda Pertence [o presidente do TSE disse que "a crise judiciária alcançou nos últimos anos dimensões inéditas"]. Mas os desvios de conduta existem em qualquer lugar onde esteja o ser humano. Temos que tentar evitá-los, mas o que mais importa, para a população, é a prestação jurisdicional.

Folha -E o controle externo resolve esse problema?
Corrêa -
Resolve coisa nenhuma. Quando eu era senador, propus a instituição do controle externo. Todo mundo pensa que a solução passa por isso, e eu também pensava. Mas isso é uma partícula dentro de um problema maior.

Folha - E qual seria a solução?
Corrêa -
A única forma é mudar o sistema legal brasileiro, sobretudo o processual. Os advogados usam de todos os recursos que a lei processual permite para protelar um julgamento. Temos também que compatibilizar o sistema processual com a tecnologia mais avançada, para que a prestação seja imediata.

Folha - O que o senhor acha das idéias do governo federal para a reforma do Judiciário?
Corrêa -
O Executivo não tem nada que se meter nisso. Nós, do Judiciário, conhecemos nossas mazelas e devemos levar ao Congresso Nacional as nossas sugestões. Agora, montar uma comissão no Executivo, para tratar da reforma do Poder Judiciário, como foi feito, foi uma idéia, eu não diria afrontosa, mas infeliz, que não soa bem.

NA LINHA
O advogado Plácido Faria, aquele mesmo dos grampos, filiou-se ao PSDB na Bahia, partido que faz oposição a Antônio Carlos Magalhães. Plácido, que namora Adriana Barreto, ex-namorada de ACM, diz que vai disputar uma vaga na Câmara Municipal.

REPRISE
A Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, e o banco Opportunity voltam às turras. O fundo está consultando advogados porque não concorda com as mudanças defendidas pelo banco no estatuto da Brasil Telecom, marcadas para acontecer nesta semana. Por elas, nenhum membro do conselho da empresa pode fazer parte do conselho de outra companhia do mesmo setor.

DESBOTADO
A primeira-dama Marisa da Silva acha que Lula, no poder, está envelhecendo muito rápido, com a cabeça cheia de novos cabelos brancos. Ela disse isso à apresentadora Glória Maria, do "Fantástico", num trecho da entrevista com o presidente que não foi ao ar. A entrevista chegou a ter picos de 45 pontos de audiência -o normal é 36.

QUEBRANDO OVOS
Marisa está empolgada também com as emas do Palácio da Alvorada. Ela criou cercas para proteger os ovos do ataque de carcarás. Existem hoje cem ovos sendo chocados. A população atual de emas do Alvorada é de cerca de 30 aves.

CONSELHOS
Clarissa Matheus, 20, filha da governadora do Rio, Rosinha Garotinho, e do secretário de Segurança Anthony Garotinho, se reuniu com Marlene Mattos semana passada, no Rio.

CONCORRÊNCIA DESLEAL
Luana Piovani foi a um casamento sábado, na Catedral Anglicana de São Paulo. Na hora em que a noiva foi jogar o buquê, era uma das mais afoitas. "Assim não vale", se queixavam outras convidadas.

MAIS UMA FORNADA
Fora das prateleiras há 15 anos, a obra de Roberto Freire, autor, entre outros, do livro "Ame e Dê Vexame", vai ser relançada. O primeiro a ser reeditado, em setembro, será "Cleo e Daniel". Os livros saem pela editora W11, de Wagner Carelli.

bergamo@folhasp.com.br

COM CLEO GUIMARÃES, ALVARO LEME E JOÃO LUIZ VIEIRA

CURTO-CIRCUITO

Toquinho faz show em benefício da Laramara e da Federação Israelita do Estado de São Paulo, hoje, às 20h30, no Unique.
O livro "Visões e Alumbramentos: Fotografia Contemporânea Brasileira na Coleção Joaquim Paiva" será lançado hoje, na Oca do parque Ibirapuera, às 19h.
Outro lançamento de hoje é o do livro "De Volta ao Começo! Raízes de um PSDB Militante, que Nasceu na Oposição", de Raul Christiano, às 19h, na Câmara dos Deputados.
Com cenário grafitado por jovens do projeto Aprendiz, é hoje a inauguração da Doc Dog, no shopping Iguatemi, às 23h.


Texto Anterior: Bajofondo apresenta tango "globalizado"
Próximo Texto: Erudito: A "Canção da Terra" e o esvaziamento do mundo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.