São Paulo, terça-feira, 19 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

bergamo@folhasp.com.br

Julia Moraes/Folha Imagem


BARRADO NO BAILE
Ricardinho Mansur, namorado de Isabeli Fontana, foi barrado na porta da Louis Vuitton durante a promenade, na rua Haddock Lobo. "Tá muito cheio. Vai ter que esperar", disse o seguança, que manteve a posição até que alguém da organização viesse resgatar o jogador de pólo. Na loja Rimowa, saia justa. Contratada para posar de "madrinha" do evento, Giovanna Antonelli perguntava se ganharia a mala de mais de R$ 2.000 como cachê.

Em terra

Pouca coisa mudou na estrutura regional da Anac, que fiscaliza o setor aéreo. Em inspeção realizada no primeiro semestre na gerência de SP, que tem sob sua responsabilidade 60% da aviação brasileira, a ouvidoria da agência relatou as seguintes mazelas: "Quadro totalmente inadequado para a realização de tarefas"; "os funcionários, na maioria militares, estão desestimulados"; "falta de recursos para o reparo de veículos e até para o pagamento de pedágios para a realização de fiscalização".

EM TERRA 2
São tão poucos os fiscais na seção de aviação civil em Congonhas, por exemplo, que "quando há algum problema dentro do aeroporto, é a Infraero que identifica o problema e liga pedindo a presença de um fiscal", diz o relatório da ouvidoria. O setor que analisa as ocorrências que podem resultar em multa para empresas aéreas tem uma série de limitações, além da falta de pessoal: "pessoas não habilitadas para dar um parecer" e "falta de recursos e de instalações adequadas" são algumas delas.

NO AR
José Serra deve emendar viagem do Japão para a Inglaterra. Pela previsão da assessoria internacional do governador, ele chega a Londres ainda nesta semana e pode ficar oito dias na cidade, tratando de "cultura".

MEIO TERMO
No depoimento que gravou para Geraldo Alckmin, Serra faz referências à biografia do ex-governador. Mas não diz que vai votar nele. Nem pede que o eleitor o faça.

POR INTEIRO
Os marqueteiros de Marta Suplicy estão colhendo depoimentos de personalidades não-petistas para os programas eleitorais. O escritor Fernando Morais, por exemplo, já gravou a sua fala.

BAÚ
O senador José Maranhão (PMDB-PB) vai receber 450 salários mínimos por ter sido cassado pela ditadura militar. Seu processo foi aprovado pela Comissão de Anistia.

TANQUE
A Polícia Federal já manifestou ao juiz Fausto De Sanctis preocupação com a decisão dele de autorizar os advogados de Daniel Dantas, do Opportunity, a terem acesso às três horas da reunião em que o delegado Protógenes Queiroz e a cúpula da PF "lavaram a roupa suja", no mês passado. Alegam que, na reunião, os policiais falaram de outras investigações sigilosas.

NO TELHADO
Observação de colaborador do presidente Lula que é também grande amigo de Paulo Lacerda, ex-diretor-geral da Polícia Federal e atual comandante da Abin: "O presidente nunca fez um único elogio a ele". Sob a gestão de Lacerda, a PF prendeu petistas com dólar na cueca, com malas de dinheiro para comprar dossiê e até Duda Mendonça, então marqueteiro de Lula.

PAGODE NO SENADO
Candidato a vereador em São Paulo pelo PC do B, o cantor Netinho de Paula já sonha com vôos mais altos. "O partido já me garantiu a legenda para ser candidato ao Senado em 2010", diz. Ele também quer levar os amigos Mano Brown e Belo, "que participaram de vários momentos da minha vida", para o PC do B.

SEU DOUTOR
Confusão na eleição para uma vaga da Academia Nacional de Medicina, que reúne cem médicos: o infectologista David Uip retirou sua candidatura. De acordo com profissionais ligados a ele, Uip julgou que participava de um jogo de "cartas marcadas" por ser de São Paulo -cerca de 70 dos doutores da academia são do Rio. A notícia teve o efeito de uma bomba. O presidente da academia, Marcos Fernando de Oliveira Moraes, diz que vai destituir a comissão que analisa o histórico dos candidatos porque houve "vazamento de informações".

BOCA NA BOTIJA
Vale tudo para escapar do flagrante: ao ser detido no 23º DP, em Perdizes, um homem simulou ter engolido um pendrive, para evitar que os policiais checassem o conteúdo do dispositivo. Foi levado para um pronto-socorro, mas os exames não detectaram nada em seu corpo. A polícia descobriu um pedaço do pendrive, mastigado, na viatura que o conduziu. O dispositivo, repleto de dados bancários e de cartões de crédito, está sendo investigado.

ÚLTIMAS PÁGINAS
A última leitura de Dorival Caymmi foi "Carmen - Uma Biografia?", de Ruy Castro. A neta Stella ia diariamente à casa do avô ler trechos da obra. Não chegaram ao fim.

SUSTO
Dona Vera Guimarães, mulher de Oscar Niemeyer, ficou internada na semana passada no hospital Samaritano, no Rio. Teve deslocamento no ombro e recebeu a visita do marido. Ela teve alta na sexta e passa bem.

E AFINS
A boate Funhouse, reduto de "moderninhos" na rua Bela Cintra, afixou o seguinte recado na porta do banheiro: "Banheiro individual. Proibida a entrada de duplas, trios e afins...".

CHOCALHO
Nasceram na sexta-feira Letícia e Olívia, as filhas gêmeas do empresário Ricardo Semler e de Fernanda Ralston.

CURTO-CIRCUITO
O UROLOGISTA AFIZ SADI lança hoje, às 18h30, na Livraria da Vila dos Jardins (alameda Lorena, nº 1.761), o livro de poesias "Correr do Tempo", publicado pela editora Scandar.
O LIVRO "Clarice Lispector, Essa Desconhecida", do jornalista e cineasta Julio Lerner, será lançado hoje, a partir das 19h, na livraria Cultura do shopping Villa-Lobos.
WALCYR CARRASCO assume no dia 4 de setembro a cadeira nº 14 da Academia Paulista de Letras, que foi de Cyro Pimentel.
O APRESENTADOR AMAURY JR. autografa hoje "Dubai", na Livraria da Vila do shopping Cidade Jardim, às 18h30.
O SESC AVENIDA PAULISTA promove hoje o lançamento da revista portuguesa de arte "Nada", às 20h, na lanchonete. ISABELA CAPETO lança hoje sua coleção de verão, a partir das 10h, nas lojas da rua da Consolação e da Daslu Village.
O RESTAURANTE SPADACCINO comemora seu seus dez anos com festa hoje, a partir das 19h, na Vila Madalena.
SERÁ INAUGURADO HOJE o Café Paon, restaurante com shows ao vivo, na avenida Pavão, nº 950, em Moema.

com JULIANA BIANCHI, DIÓGENES CAMPANHA e DÉBORA BERGAMASCO



Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: Imagens de conflito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.