São Paulo, sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Banda Black Rebel Motorcycle Club resiste a concessões

Grupo americano se apresenta no SWU, em novembro, com disco de retomada de rock irrefreável e 'perigoso'

Baixista Robert Levon Been coloca o 'novo rock' em perspectiva e conclui: 'Poderia ter significado muito mais'

CARLOS MESSIAS
DE SÃO PAULO

Há uma década, falava-se de um tal de "novo rock", composto por bandas que resgatavam a potência dos anos 60 e 70 e penetravam no mainstream sem fazer concessões. E quem merece o título de "herói da resistência" é o Black Rebel Motorcycle Club, de San Francisco (EUA), que se apresenta em 14/11, último dia do festival SWU.
"Tinha muita energia rolando, mas fiquei triste ao ver que nenhuma daquelas bandas fez música tão boa quanto prometia", diz o baixista Robert Levon Been em entrevista à Folha. "Poderia ter significado muito mais."
A banda vem ao Brasil pela primeira vez promovendo "Beat the Devil's Tattoo" (2010), seu sexto álbum, no qual recuperou a energia desenfreada e a atmosfera soturna. "Em comparação ao que está rolando por aí, fica muito fácil soar perigoso", despista Been.
O Black Rebel sobreviveu à base do erro e do acerto. Em 2005, causou surpresa geral ao abrir mão de sua típica parede de som e lançar "Howl", um álbum de folk, totalmente acústico. Depois, veio "Baby 81" (2007), seu disco mais acessível, que gerou o rompimento com a gravadora Sony.
De volta à estaca zero, fundou o Abstract Dragon, seu próprio selo independente, e lançou apenas em formato digital o álbum "The Effects of 333" (2008), que consiste em uma hora de puro ruído.
"Quando você começa a tocar sozinho no seu quarto, não está querendo agradar a ninguém, está apenas fazendo música para si próprio. Essa foi a nossa forma de recuperar aquele sentimento e não dar a mínima para o que as pessoas achavam."

FESTIVAL SWU
QUANDO de 12 a 14/11
ONDE na cidade de Paulínia, a 117 km de São Paulo
QUANTO R$ 210 por dia
CLASSIFICAÇÃO 16 anos
INFORMAÇÕES www.swu.com.br


Texto Anterior: Última Moda - Vivian Whiteman: Guerra das sacolas
Próximo Texto: Cinema: Suzana Amaral defende cinema de autor
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.