São Paulo, sexta, 19 de setembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BROADWAY
Além da superprodução da Disney para palcos nova-iorquinos, outono tem 'Jackie: Uma Vida Americana'
"Rei Leão" começa temporada teatral

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
de Nova York

A temporada teatral de outono nos EUA, que começa no próximo dia 21, terá na estréia de "O Rei Leão" seu grande momento.
Uma das finalidades do musical, que terá todas as características de uma superprodução, é trazer de volta à Broadway montagens fa raônicas, semelhantes a "Cats" e "O Fantasma da Ópera", duas das peças que mais sucesso fazem entre turistas em Nova York.
Se realmente "O Rei Leão" con seguir reviver a fase das "monta gens cinematográficas", poderá provar ter sido errada a tese do bri tânico Andrew Lloyd Weber, para quem o tempo das produções fa raônicas teria ficado para trás.
Um dos maiores atrativos de "O Rei Leão", que terá direção de Ju lie Taymor, é o fato de a parte mu sical ter ficado sob responsabilida de do cantor e compositor britâni co Elton John.
A peça, que estréia oficialmente em 13 de novembro, mas terá ses sões de pré-estréia a partir de 10 de outubro, pretende marcar tam bém a aproximação da Broadway com o universo Disney.
O teatro New Amsterdam, na rua 42 com a Broadway, está em fase final de reformas para abrigar o musical. Sua localização, ao lado de uma das maiores lojas com pro dutos Disney nos Estados Unidos, não é mero acaso.
A partir de agora, a Disney deve começar a investir mais fortemen te em produções teatrais e, apro veitando a revitalização da área da Broadway, fincar seus pés no local.
Até o início dos anos 90, a rua 42, da Broadway à Oitava Avenida, era considerada um dos pontos mais perigosos de Nova York, local de prostituição e tráfico de drogas.
Recentemente, com apoio da ini ciativa privada, um projeto conhe cido como "Broadway 2000" co meçou a investir na localidade, mudando a cara da região.
Além de "O Rei Leão", o outo no nova-iorquino terá a estréia de musicais como "Side Show", so bre a vida de duas irmãs siamesas, "Street Corner Symphony", com oito artistas cantando músicas pop e soul dos anos 60 e 70, e "The Ca peman", de Paul Simon.
Com coreografia de Mark Mor ris, o musical de Paul Simon retra tará a vida de Salvador Agron, por to-riquenho que foi condenado à morte em 1959 nos Estados Unidos quanto tinha 16 anos.
Kennedymania
A estréia de "Jackie: Uma Vida Americana", em 10 de novembro, mas com pré-estréias já a partir de 10 de outubro, é outro destaque da nova temporada da Broadway.
A peça, que terá um certo tom de comédia, será encenada por sete atores, representando 150 pessoas com passagens importantes na vi da de Jacqueline Kennedy Onassis, ex-primeira-dama norte-america na, morta em 1994.
"Jackie: Uma Vida Americana" é uma das quatro peças que estão sendo encenadas retratando per sonalidades da família Kennedy.
No ano que vem, a Broadway es pera apresentar "JFK: Um Drama Musical", sobre a passagem de John Kennedy pela presidência dos Estados Unidos, no início dos anos 60, e culminando, claro, com seu assassinato, em 1963.
As outras duas montagens sobre os Kennedys que estão sendo pre paradas não estarão prontas antes de 1999.
Uma delas será sobre a vida de Rose Kennedy, a matriarca da fa mília, morta em 1995. A outra, so bre a terceira geração dos Ken nedys, que recentemente teve al guns de seus membros envolvidos em escândalos sexuais.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.