São Paulo, sexta, 19 de setembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fotógrafa faz da fantasia profissão

especial para a Folha, de Londres

A galeria Tom Blau, em Londres, está exibindo os trabalhos da fotógrafa Grace Lau. Em "Adults in Wonderland" (Adultos no País das Maravilhas), Lau traz cenas do mundo sadomasoquista.
Não são imagens de sexo explícito ou violência, apenas registros de um modo de vida bem particular. Como a norte-americana Nan Goldim, Lau opta por registrar seus amigos em ação, já que também faz parte do meio SM.
Lau é uma pioneira em seu estilo. Hoje, suas imagens de colegas utilizando objetos bizarros não chocam uma Inglaterra acostumada com adolescentes cobertos de piercings e correntes. Mas, no início dos anos 80, exibir a cena para o mundo "externo" era um trabalho corajoso.
A carreira da fotógrafa é ligada à revista "Skin Two", espécie de catálogo SM sem periodicidade regular. Ela foi a primeira fotógrafa oficial da revista e, para criar suas imagens, anunciava em jornais que sua fantasia era fotografar dominadores e escravos em ação.
Ninguém que topava o desafio tinha certeza se ela realmente tinha filme na máquina ou estava apenas realizando sua fantasia.
Seu trabalho ganhou força própria e suas fotos de mulheres extremamente musculosas ficaram famosas, ganhando capa de revistas "respeitadas" no final dos anos 80. Aos poucos, Lau foi trocando o estilo marginal de suas imagens por um trabalho esteticamente mais limpo e produzido. (DB)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.