São Paulo, sábado, 19 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leia trecho do roteiro do longa

Leia a seguir trecho do roteiro de "Cruz e Sousa".
˛
˛
"Sequência 10. Exterior/interior. Noite. Jardim/casa.
Nas proximidades de um casarão, atraído pelo som de uma música, Cruz e Sousa espiona através da janela uma menina tocando piano, tendo ao seu lado a mãe tão bela e loura quanto ela. Trata-se da pianista Gemma Cuniberti, outra paixão adolescente e secreta do poeta. Como se a câmera interpretasse seu desejo, vemos a menina pelo olhar de um homem apaixonado. (...) Enlevado, Cruz e Sousa fecha os olhos.


˛ Cruz e Souza:
O teu colo pagão de virgens curvas finas/ é o mais imaculado e flóreo dos altares,/ donde eu vejo elevar-se eternamente aos ares/ viáticos de amor e preces diamantinas./ Abre, pois, para mim os teus braços de seda/ e do verso através a límpida alameda/ onde há frescura e sombra e sol e murmurejo;
Vem! com a asa de um beijo à boca palpitando,/ no alvoroço febril de um pássaro cantando,/ vem dar-me a extrema-unção do teu amor num beijo."




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.