São Paulo, Terça-feira, 19 de Outubro de 1999
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MADEIRA/SHEARING
Partituras superam improviso

especial para a Folha

Para aqueles que acreditam que, no futuro, o jazz vai acabar se transformando em uma espécie de música erudita o concerto do pianista George Shearing, no sábado, foi quase ideal.
Tocando temas como "Speak Low" (Kurt Weill) e "Donna Lee "(Charlie Parker), além de suas clássicas composições "Lullaby of Birdland" e "East of the Sun", o britânico conseguiu reproduzir com fidelidade o tipo de harmonização e a sonoridade (baseada na combinação de piano, vibrafone e guitarra) que o tornaram popular, ao final da década de 40.
Mas só mesmo os tradicionalistas mais fanáticos não conseguiram perceber que a excessiva submissão aos arranjos comprometeu a espontaneidade dos músicos do quinteto.
Primeira atração do programa, o Trio Madeira Brasil agradou a platéia com um repertório recheado de choros de Jacob do Bandolim e Ernesto Nazareth, incluindo também incursões pelo ragtime de Scott Joplin ("The Easy Winners") e pela MPB de Chico Buarque ("As Vitrines").
Foi uma noite em que as partituras falaram bem mais alto do que os improvisos.
(CC)


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