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MADEIRA/SHEARING
Partituras superam improviso
especial para a Folha
Para aqueles que acreditam
que, no futuro, o jazz vai acabar se
transformando em uma espécie
de música erudita o concerto do
pianista George Shearing, no sábado, foi quase ideal.
Tocando temas como "Speak
Low" (Kurt Weill) e "Donna Lee
"(Charlie Parker), além de suas
clássicas composições "Lullaby of
Birdland" e "East of the Sun", o
britânico conseguiu reproduzir
com fidelidade o tipo de harmonização e a sonoridade (baseada
na combinação de piano, vibrafone e guitarra) que o tornaram popular, ao final da década de 40.
Mas só mesmo os tradicionalistas mais fanáticos não conseguiram perceber que a excessiva submissão aos arranjos comprometeu a espontaneidade dos músicos do quinteto.
Primeira atração do programa,
o Trio Madeira Brasil agradou a
platéia com um repertório recheado de choros de Jacob do
Bandolim e Ernesto Nazareth, incluindo também incursões pelo
ragtime de Scott Joplin ("The
Easy Winners") e pela MPB de
Chico Buarque ("As Vitrines").
Foi uma noite em que as partituras falaram bem mais alto do
que os improvisos.
(CC)
Avaliação (Madeira):
Avaliação (Shearing):
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