São Paulo, Terça-feira, 19 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ROCK AND ROLL AO VIVO
Abril Music vai lançar selo de shows em CD

MARCELO MOREIRA
da Agência Folha


Uma das melhores séries de CDs já lançadas nos Estados Unidos chega ao Brasil para ser distribuída pela Abril Music. Finalmente os brasileiros terão acesso a preços mais em conta aos álbuns do selo King Biscuit Flour Hour.
Criado em 1973, o King Biscuit era um programa de rádio semanal inteiramente dedicado ao rock. Com o tempo, passou a ser veiculado por mais de 150 emissoras nos EUA e especializou-se em transmitir shows ao vivo.
Não é preciso nenhum esforço matemático para imaginar o tamanho do arquivo acumulado pelo programa de rádio em 25 anos de atividades.
Com verdadeiras pérolas em arquivo, o programa de rádio virou um pequeno selo, que cresceu vertiginosamente nesta década.
Os primeiros títulos chegaram ao mercado no começo de 1998, sempre com shows ao vivo. Entre os artistas já registrados estão bandas veteranas, como Canned Heat, Kansas, Emerson, Lake and Palmer, Triumph e Girlschool, e instrumentistas importantes, como Robin Trower, Greg Lake e Rick Wakeman, todos vendidos desde o ano passado no Brasil em edições importadas.
A matriz norte-americana está reservando para o ano 2000 o filé de sua coleção, com o lançamento de shows do Genesis, Queen, Who, Rolling Stones, Rush, entre outros.
O pacote brasileiro, que deve estar no mercado o mais tardar em novembro, terá CDs de Iggy Pop, Motorhead, Uriah Heep, America, Dixie Dregs e Jerry Lee Lewis, além dos nomes já citados acima.
O consumidor encontrará entre os títulos que chegarão ao Brasil raridades, como um show solo do baixista e cantor Greg Lake gravado em 1982, dois anos após o fim do Emerson, Lake and Palmer.
Tocando composições próprias, de sua ex-banda e do King Crimson, Lake tem a companhia ilustre do guitarrista irlandês Gary Moore e sua banda. O detalhe é que Lake deixa o baixo de lado e toca somente guitarra-base.
Outra pérola é um show da banda inglesa GTR, que reuniu dois ases da guitarra progressiva, Steve Hackett (ex-Genesis) e Steve Howe (ex-Yes na época). A apresentação foi gravada em 1986 durante a turnê norte-americana do grupo.
Também merece destaque o CD do grupo norte-americano Kansas, em um show realizado em 1989.
Ícone do rock progressivo dos anos 70, a banda separou-se no início da década seguinte para voltar em 1986 com o astro Steve Morse (ex-Dixie Dregs e hoje no Deep Purple) na guitarra. Imperdível. Se a conta bancária ajudar, aproveite o máximo.


Texto Anterior: Samba: Martinho mantém fidelidade ao estilo
Próximo Texto: Download
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.