UOL


São Paulo, quarta-feira, 19 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Top Gang 2 - A Missão
Globo, 15h30.
  
(Hot Shots - Part Deux). EUA, 93, 90 min. Direção: Jim Abrahams. Com Charlie Sheen, Lloyd Bridges, Valeria Golino. Sheen é o militar designado para importante missão de resgate, no Iraque. Sátira pouco inspirada aos filmes de heróis musculosos.

Lado a Lado
Record, 21h45.
  
(Stepmom). EUA, 98, 115 min. Direção: Chris Columbus. Com Julia Roberts, Susan Sarandon, Ed Harris. Harris troca Sarandon por Roberts, uma dinâmica fotógrafa, o que ocasiona dois problemas: o do relacionamento entre as duas mulheres e o da nova mulher com os dois filhos que o homem traz para o novo casamento. Mas Sarandon é informada de que sofre de câncer. Sua tarefa doravante será passar o bastão para a outra mulher.

Intercine
Globo, 1h55.

Os candidatos a passar na quarta-feira são "Vítimas do Cárcere" (97, de David S. Jackson, com Veronica Hamel, Bonnie Root) e "Embalos a Dois" (83, de John Herzfeld, com John Travolta, Olivia Newton-John).

A Primeira Transa de Jonathan
Globo, 3h30.
   
(Mischief). EUA, 85, 100 min. Direção: Mel Damski. Com Doug McKeon, Catherine Mary Stewart, Kelly Preston. Jonathan, rapaz tímido, é incentivado pelo experiente e motoqueiro Gene a conquistar a garota por quem está apaixonado e a resolver o problema da primeira transa, problema eterno de qualquer adolescente e problema em particular das comédias eróticas dos anos 80. Bem levado. (IA)

Geração da rejeição

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Num Festival de Brasília, alguns anos atrás, "Cruz e Souza, o Poeta do Desterro" (Canal Brasil, 23h30) suscitou mais sarcasmo do que outra coisa.
Trata-se, de fato, de um filme de ocasião, tendo por objeto um poeta que o tempo não tratou muito bem. Mas seria esse o motivo da rejeição ou, mais que tudo, o fato de Sylvio Back ter feito um filme fora dos padrões convencionais?
O recém-iniciado Festival de Brasília 2003 parece destinado a desencavar uma guerra de gerações no cinema brasileiro. Não o já célebre novos versus velhos. Mas sim a oposição entre a necessidade de ousadia e a tendência a querer agradar "o mercado".
"Cruz e Souza" é um exemplo de trabalho de uma geração acostumada à rejeição, ao desterro.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Londres Urgente! Blair passa um Blush!
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.