São Paulo, sábado, 19 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

B-boys, shows de rap e cinema dão seqüência ao ampliado Hutúz 2005

DA SUCURSAL DO RIO

"Hutúz" é uma gíria do hip hop para traduzir uma festa legal, em que as pessoas estão à vontade. O Hutúz 2005, que acontece no Rio, procura manter esse clima mesmo com o crescimento do festival que há seis anos leva esse nome.
"Começou com um dia, passou para uma semana, daqui a pouco vai ser um mês", orgulha-se a rapper Nega Gizza, uma das organizadoras do evento, que atrai gente de todo o país e do exterior.
Iniciada na terça-feira passada, esta edição segue até 1º/12. Hoje, a Cinelândia (centro do Rio) será palco, a partir das 15h, de uma "intervenção break", quando cerca de 150 b-boys -artistas de break- farão apresentações, como os americanos Ken Swift e Burn One. Na quarta, o Canecão sedia a entrega do prêmio Hutúz a destaques do hip hop. E na sexta começam a mostra de cinema e os shows. O Armazém do Rio, na praça Mauá, receberá, entre outros, Da Guedes, Nega Gizza e Racionais MC's na sexta; Face da Morte, Afro X e MV Bill no sábado. Bill e os Racionais ainda farão apresentações no domingo. O ingresso para cada dia custa R$ 10.
"Não contamos a história de um povo sofrido sem que ele possa ouvir. Os ingressos são baratos para que o nosso público participe", diz Gizza, lembrando que públicos dos mais variados vão ao festival e se interessam pelos trabalhos socioculturais da Cufa [Central Única das Favelas], matriz do Hutúz.
A mostra de cinema, que será realizada no Odeon com ingressos a R$ 4, terá, entre outros filmes, "Favela Rising", documentário ambientado na favela de Vigário Geral, no Rio, e que disputa uma indicação para o Oscar; o canadense "Apertando a Mão do Diabo", melhor documentário de Sundance em 2004; e "The Freshest Kids: A História dos B-boys", produzido por Quincy Jones.


Texto Anterior: Música: Hip hop do Senegal tempera a cena de SP
Próximo Texto: Fotografia: Rochelle Costi busca o universal no doméstico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.