São Paulo, quinta, 19 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VINHO
Bebida "estraga" após fevereiro de 99
Beaujolais Nouveau chega ao mercado

CRISTIANA COUTO
especial para a Folha

Desde a meia-noite de hoje, já estão disponíveis no país cerca de 20 mil caixas do vinho francês Beaujolais Nouveau.
A bebida, distribuída simultaneamente no mundo todo na terceira quinta-feira de novembro, poderá ser degustada este ano em mais de 200 restaurantes de São Paulo, em 21 estados brasileiros e em mais de 70 países.
O Beaujolais Nouveau é um vinho tinto e leve, feito com uvas Gamay, que encontra no marketing que o cerca -e não na qualidade- a sua fama.
"É um vinho simples, que não faz jus à qualidade dos vinhos franceses", explica Jorge Carrara, colunista de vinhos da Folha, que aconselha bons produtores como Georges Duboeuf e Joseph Drouhin para aqueles que vão entrar na "festa" de Baco.
Uma das novidades este ano é a chegada ao país da versão italiana, o Novello, de olho no sucesso comercial do Beaujolais Nouveau.
Restaurantes como Vinheria Percussi e 72 preparam cardápios especiais para o vinho.
"Por ser um vinho fresco, o Beaujolais Nouveau vai bem com peixes e carnes, que tenham cozimentos breves e aromatizados ou acompanhados de molhos suaves", diz Alex Atala, chef do 72.
Mesmo fora da categoria de vinhos nobres, uma das vantagens do Beaujolais é arrebanhar iniciantes. "É uma porta de entrada para se começar a beber vinho", diz Mario Telles, presidente da ABS (Associação Brasileira de Sommeliers).
De acordo com Alfredo Claudio Srour, diretor da importadora Franco Suissa, a expectativa da safra de 98 é boa. "Esse ano, o vinho adquiriu características diferentes. Perdeu o gosto de banana da safra passada e adquiriu alguns acentos de pêssego, rosas e caramelo."
As garrafas este ano estão 20% mais caras. Por ser um vinho de maturação rápida, o Beaujolais Nouveau perde características se envelhecer -não se aconselha consumi-lo após fevereiro de 99.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.