São Paulo, quinta, 19 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILOSOFIA
Aposentado pela USP em 69, intelectual é homenageado hoje
Bento Prado Jr. recebe título de professor emérito da USP

da Reportagem Local

O professor de filosofia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Bento Prado Jr., 61, recebe hoje, às 13h30, o título de professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
Bento Prado Jr. é o terceiro professor de uma mesma geração a receber o título de emérito na FFLCH este ano. José Arthur Giannotti, em junho, e Ruy Fausto, em agosto, também receberam a homenagem, a mesma que foi outorgada ao presidente Fernando Henrique Cardoso em 1992.
Assim como Cardoso, Prado Jr. fez parte do grupo de professores da USP que tiveram aposentadoria compulsória em abril de 1969.
Prado Jr., que lecionava na universidade desde 1960, se mudou então para Paris, onde ocupou posto de pesquisador do Centre Nationale de la Recherche Scientifique (CNRS).
Em 1974, o professor voltou ao Brasil. Três anos depois, começou a ensinar na UFScar.
Uma das obras mais importantes de Prado Jr. é "Presença e Campo Transcendental", sua tese de livre-docência na USP. Nesse livro, relançado pela Edusp em 1989, discute a obra do filósofo francês Henri Bergson (1859-1941) à luz da relação entre filosofia e ciência.
O texto mais recente publicado em livro do professor é a introdução de "Ensaio sobre a Origem das Línguas", de Jean-Jacques Rousseau (Unicamp). (CEM)
²
O quê: solenidade de outorga do título de professor emérito da USP a Bento Prado Jr.
Quando: hoje, às 13h30
Onde: salão nobre do prédio da administração da FFLCH-USP (r. do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo)




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.