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'Território' expõe ética jornalística
LEON CAKOFF
da Equipe de Articulistas
Dois filmes, este ano, trataram da questão ética no exercício da profissão de jornalista.
Ambos são inspirados no fratricídio e nas guerras étnicas da
ex-Iugoslávia.
O primeiro, "Território Comanche", do madrileno Gerardo Herrero, foi revelado no
festival de Berlim e estréia hoje
em São Paulo. O segundo,
"Welcome to Sarajevo", não
tem previsão de chegada.
"Território Comanche" é
melhor por identificar-se como um produto espanhol e, assim, ficar à vontade para retratar uma espécie de "jornalismo urubu", que cerca a desgraça alheia para alimentar as
páginas dos jornais e os noticiários de TV. O outro, dirigido
por Michael Winterbottom, é o
típico produto britânico que
faz questão de não aparentar
uma identidade precisa.
"Território Comanche" é
definido, no filme de Herrero,
como uma zona de perigo extremo, onde os privilegiados
da guerra -os correspondentes internacionais- perdem a
possibilidade de qualquer salvo-conduto. É para onde seremos atraídos, seguindo os passos de uma "periodista" arrivista e aética, sempre atrás de
fatos cada vez mais chocantes.
Embora o filme seja adocicado pelo formulário padrão dos
roteiros de Hollywood, com a
redenção dos personagens, a
ética jornalística é exposta com
base num dilema para qualquer profissão. O de distanciar-se da dor das vítimas para
bem cumprir um trabalho.
Será que uma guerra ou a fome duram menos com a exposição extrema das suas imagens? Será que a opinião pública realmente ajuda a encurtar o
sofrimento das vítimas? Será
que a busca da informação espetacular não mercantiliza as
tragédias e as transforma em
produtos descartáveis a cada
virada de página? Que bom que
o filme se presta a gerar tanto
incômodo.
A contrapartida para o dilema é a indignação. Tanto nos
campos de batalha que o filme
reconstitui como em nossa atitude de consumidores de informação. Dramatizando-se os
bastidores dos correspondentes de guerra com a combinação do tripé formado por dois
jornalistas e um cinegrafista, o
que vemos também ultrapassa
os limites de uma simples indignação. A imagem espetacular não parece existir para ser
editada ou ter hora certa para ir
ao ar.
Filme: Território Comanche
Produção: Espanha, 1997
Direção: Gerardo Herrero
Com: Imanol Arias, Carmelo Gómez
Quando: a partir de hoje, no cine Belas
Artes-Oscar Niemeyer
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