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GLOBO DE OURO - ANÁLISE
Escolha de "Central do Brasil' era previsível
AMIR LABAKI
de Nova York
Como previsto, "Central do Brasil" foi indicado anteontem para
disputar duas categorias do 56º
Globo de Ouro, o prêmio anual da
imprensa estrangeira sediada em
Hollywood, e caminha firme para
repetir o feito no Oscar.
O filme dirigido por Walter Salles foi escolhido para concorrer
aos prêmios de melhor filme estrangeiro e melhor atriz em drama
(Fernanda Montenegro).
Diferentemente do Oscar, o Globo de Ouro divide seus prêmios em
dois grupos, um para dramas e outro para comédias ou musicais.
Com seis indicações, a lista de
concorrentes foi liderada por
"Truman Show - O Show da Vida",
de Peter Weir, em drama, e por
"Shakespeare in Love", de John
Madden, entre as comédias. O drama "O Resgate do Soldado Ryan",
dirigido por Steven Spielberg, concorre a cinco prêmios.
O primeiro, já exibido no Brasil,
faz o mundo de Frank Capra encontrar o de George Orwell, com a
rebelião do protagonista involuntário (Jim Carrey) da telessérie em
que transformaram sua vida.
Por sua vez, o filme de Madden
("Sua Majestade, Mrs. Brown") é o
melhor casamento da década entre
Shakespeare e o cinema.
O dramaturgo britânico Tom
Stoppard assina, ao lado de Marc
Norman, um extraordinário roteiro sobre a interação entre a vida e a
obra de Shakespeare no momento
da composição de "Romeu e Julieta".
Stoppard recria os bastidores do
melodrama de Verona com a mesma maestria com que desenvolveu
personagens secundários de
"Hamlet" em "Rosencrantz e Guildenstern Estão Mortos" (1967, levado pelo próprio autor às telas em
1990).
Joseph Fiennes, irmão do Ralph
de "O Paciente Inglês", interpreta
um William Shakespeare em paralisia criativa e crise de vocação, em
busca de uma musa para a "comédia" que lhe foi encomendada.
Vai descobri-la na iluminada
Viola (Gwyneth Paltrow), uma
aristocrata prometida a um milionário grosseiro (Colin Firth).
Num hábil recurso a um dos truques shakespearianos preferidos,
Viola traveste-se de homem para
burlar a proibição da presença de
mulheres nos palcos e ganha o papel principal masculino da peça de
seu novo amado.
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