São Paulo, sábado, 19 de dezembro de 1998

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GLOBO DE OURO - ANÁLISE
Escolha de "Central do Brasil' era previsível

AMIR LABAKI
de Nova York

Como previsto, "Central do Brasil" foi indicado anteontem para disputar duas categorias do 56º Globo de Ouro, o prêmio anual da imprensa estrangeira sediada em Hollywood, e caminha firme para repetir o feito no Oscar.
O filme dirigido por Walter Salles foi escolhido para concorrer aos prêmios de melhor filme estrangeiro e melhor atriz em drama (Fernanda Montenegro).
Diferentemente do Oscar, o Globo de Ouro divide seus prêmios em dois grupos, um para dramas e outro para comédias ou musicais.
Com seis indicações, a lista de concorrentes foi liderada por "Truman Show - O Show da Vida", de Peter Weir, em drama, e por "Shakespeare in Love", de John Madden, entre as comédias. O drama "O Resgate do Soldado Ryan", dirigido por Steven Spielberg, concorre a cinco prêmios.
O primeiro, já exibido no Brasil, faz o mundo de Frank Capra encontrar o de George Orwell, com a rebelião do protagonista involuntário (Jim Carrey) da telessérie em que transformaram sua vida.
Por sua vez, o filme de Madden ("Sua Majestade, Mrs. Brown") é o melhor casamento da década entre Shakespeare e o cinema.
O dramaturgo britânico Tom Stoppard assina, ao lado de Marc Norman, um extraordinário roteiro sobre a interação entre a vida e a obra de Shakespeare no momento da composição de "Romeu e Julieta".
Stoppard recria os bastidores do melodrama de Verona com a mesma maestria com que desenvolveu personagens secundários de "Hamlet" em "Rosencrantz e Guildenstern Estão Mortos" (1967, levado pelo próprio autor às telas em 1990).
Joseph Fiennes, irmão do Ralph de "O Paciente Inglês", interpreta um William Shakespeare em paralisia criativa e crise de vocação, em busca de uma musa para a "comédia" que lhe foi encomendada.
Vai descobri-la na iluminada Viola (Gwyneth Paltrow), uma aristocrata prometida a um milionário grosseiro (Colin Firth).
Num hábil recurso a um dos truques shakespearianos preferidos, Viola traveste-se de homem para burlar a proibição da presença de mulheres nos palcos e ganha o papel principal masculino da peça de seu novo amado.



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