São Paulo, terça, 20 de janeiro de 1998.



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DISCOS LANÇAMENTOS
Soul

A música da alma ganha corpo lase em três lançamentos: o da caixa que traz clássicos do selo Philadelfia; o do CD "Live" de Erykah Badu; e "Live...And Kickin", de George Clinton


SÉRGIO MARTINS
especial para a Folha

O chamado "som da Filadélfia" foi tão importante para a música negra norte-americana quanto as produções das vacas sagradas Motown e Stax.
Alcançou seu apogeu na década de 70 ao recuperar os "popismos" da soul music e do funk e preparou terreno para a invasão disco. Mas, apesar dos méritos, o gênero não tem o mesmo reconhecimento que suas co-irmãs.
O caixote "The Philly Sound" (Columbia, importado), porém, chega para colocar as coisas em seu devido lugar. São três CDs com as melhores produções da dupla Kenny Gamble e Leon Huff, bem como as maravilhas saídas dos estúdios da dupla. Gente boa como O'Jays, Harold Melvin & Blue Notes, Billy Paul e os Jacksons.
Gamble e Huff iniciaram as suas carreiras ainda nos anos 60. O primeiro era vocalista dos Romeos. Huff era músico de estúdio, tendo trabalhado para Leiber & Stoller. Labutaram na Motown, produziram Dusty Springfield, Laura Nyro e Jerry Butler e fundaram o selo Philadelfia em 66.
A gravadora bem que tinha suas semelhanças com a Motown. Gamble e Huff tinham uma banda "da casa" (a MFSB), não dispensavam um bom naipe de cordas em suas produções, e as músicas nunca passavam dos três minutos regulamentares -regra que Berry Gordy, capo da Motown, fazia questão de seguir à risca.
A diferença estava na alma das composições. As letras retratavam a panela de pressão que era a América nos anos 70: luta por direitos civis, escândalos políticos etc.
Foi da Filadélfia que saíram clássicos do quilate de "For the Love of Money" (dos O'Jays), "Wake Up Everybody" (de Harold Melvin & Blue Notes) e "Am I Black Enough for You" (Billy Paul).
A história da dupla é contada com detalhes em "The Philly Sound". Em ordem cronológica, mostra os trabalhos dos compositores ao lado de Jerry Butler, Archie Bells & The Drells e apresenta aquelas canções que você certamente ouviu em alguma rádio que dedica sua programação aos sucessos do passado, nas vozes de seus principais personagens.
Um desses protagonistas é um velho conhecido do público brasileiro. Billy Paul conheceu a melhor fase de sua carreira nas mãos de Gamble & Huff. Eles lhe deram de lambuja a dúbia "Me and Mrs. Jones" e o fizeram regravar "Only the Strong Survive" (ausente na compilação).
Há também os O'Jays. Formado por Eddie Levert, Walter Williams e William Powell, o grupo, sob a batuta de Gamble & Huff, gravou em 72 o clássico álbum "Back Stabbers" (que na época vendeu surpreendentes 700 mil cópias).
Harold Melvin & The Blue Notes também conheceram as maravilhas da fama com a ajuda do som da Filadélfia.
Entre as pérolas de seu repertório, está "If You Don't Know Me by Now", que ganhou uma versão do Simply Red.
E, quando os Jacksons brigaram com a Motown e se bandearam para a Columbia, foram Gamble & Huff quem produziram seu primeiro álbum na nova casa.
O caixote ainda tem mais, muito mais. Three Degrees, MFSB, The Intruders e muitos outros. "The Philly Sound" é um excelente antídoto para a mesmice que tomou conta da música americana.

Onde encontrar: Nuvem Nove Discos (r. Clodomiro Amazonas, 116, Itaim, tel. 011/820-7051)


Sérgio Martins, 30, é editor da revista "Showbizz".


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