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DISCOS LANÇAMENTOS
Soul
A música da alma ganha corpo lase em três lançamentos: o da caixa que traz clássicos do selo Philadelfia; o do CD "Live" de Erykah Badu; e "Live...And Kickin", de George Clinton
SÉRGIO MARTINS
especial para a Folha
O chamado "som da Filadélfia"
foi tão importante para a música
negra norte-americana quanto as
produções das vacas sagradas Motown e Stax.
Alcançou seu apogeu na década
de 70 ao recuperar os "popismos" da soul music e do funk e
preparou terreno para a invasão
disco. Mas, apesar dos méritos, o
gênero não tem o mesmo reconhecimento que suas co-irmãs.
O caixote "The Philly Sound"
(Columbia, importado), porém,
chega para colocar as coisas em
seu devido lugar. São três CDs com
as melhores produções da dupla
Kenny Gamble e Leon Huff, bem
como as maravilhas saídas dos estúdios da dupla. Gente boa como
O'Jays, Harold Melvin & Blue Notes, Billy Paul e os Jacksons.
Gamble e Huff iniciaram as suas
carreiras ainda nos anos 60. O primeiro era vocalista dos Romeos.
Huff era músico de estúdio, tendo
trabalhado para Leiber & Stoller.
Labutaram na Motown, produziram Dusty Springfield, Laura Nyro
e Jerry Butler e fundaram o selo
Philadelfia em 66.
A gravadora bem que tinha suas
semelhanças com a Motown.
Gamble e Huff tinham uma banda
"da casa" (a MFSB), não dispensavam um bom naipe de cordas em
suas produções, e as músicas nunca passavam dos três minutos regulamentares -regra que Berry
Gordy, capo da Motown, fazia
questão de seguir à risca.
A diferença estava na alma das
composições. As letras retratavam
a panela de pressão que era a América nos anos 70: luta por direitos
civis, escândalos políticos etc.
Foi da Filadélfia que saíram clássicos do quilate de "For the Love
of Money" (dos O'Jays), "Wake
Up Everybody" (de Harold Melvin & Blue Notes) e "Am I Black
Enough for You" (Billy Paul).
A história da dupla é contada
com detalhes em "The Philly
Sound". Em ordem cronológica,
mostra os trabalhos dos compositores ao lado de Jerry Butler, Archie Bells & The Drells e apresenta
aquelas canções que você certamente ouviu em alguma rádio que
dedica sua programação aos sucessos do passado, nas vozes de
seus principais personagens.
Um desses protagonistas é um
velho conhecido do público brasileiro. Billy Paul conheceu a melhor
fase de sua carreira nas mãos de
Gamble & Huff. Eles lhe deram de
lambuja a dúbia "Me and Mrs. Jones" e o fizeram regravar "Only
the Strong Survive" (ausente na
compilação).
Há também os O'Jays. Formado
por Eddie Levert, Walter Williams
e William Powell, o grupo, sob a
batuta de Gamble & Huff, gravou
em 72 o clássico álbum "Back
Stabbers" (que na época vendeu
surpreendentes 700 mil cópias).
Harold Melvin & The Blue Notes
também conheceram as maravilhas da fama com a ajuda do som
da Filadélfia.
Entre as pérolas de seu repertório, está "If You Don't Know Me
by Now", que ganhou uma versão
do Simply Red.
E, quando os Jacksons brigaram
com a Motown e se bandearam para a Columbia, foram Gamble &
Huff quem produziram seu primeiro álbum na nova casa.
O caixote ainda tem mais, muito
mais. Three Degrees, MFSB, The
Intruders e muitos outros. "The
Philly Sound" é um excelente antídoto para a mesmice que tomou
conta da música americana.
Onde encontrar: Nuvem Nove Discos
(r. Clodomiro Amazonas, 116, Itaim,
tel. 011/820-7051)
Sérgio Martins, 30, é editor da revista "Showbizz".
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